Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Balanço da Rodada

Mais uma rodada encerrada, com algumas confirmações das previsões, mas algumas surpresas:

- Bailarino mordido por cachorro - essa eu não acreditava, mas aconteceu. O lanterna (ainda é), de técnico novo, venceu, e ainda por cima, de virada, o time do norte, que saiu na frente e até pênalti perdeu com o bailarino principal. O time da beira da praia vem até o remendão, jogar contra o desencantado time dos 20 %, onde dificilmente vai escapar de uma derrota (apesar da minha torcida a favor do time de Camboriú), enquanto o pessoal do balé recebe a turma da terra da fartura, tentando a reabilitação.

- Os rapazes do rebanho da terra da fartura salvaram a lã do comandante, vencendo o time da Palhoça, que não conseguiu ameaçar a meta adversária, como eu imaginava. Agora o time do Sinhozinho Malta (essa eu copiei do Tarnowsky) viaja até o norte para se apresentar no palco dos bailarinos, enquanto os garotos do Amaro recebem o Leão da Ilha.

- Que várzea! Trave caindo no meio do jogo. Inspeção boa essa. Será que o zagueiro do Tigre tá muito acima do peso? De qualquer maneira, o time do oeste venceu, com gol do Santo Gral e voltou a liderança e derrubou mais um invicto. O time do Oeste viaja até Blumenau, decidindo a liderança e os amarelos do sul vão até Jaraguá para morder o moleque.

- Acabou o encanto? O carrossel barbie levou dois solavancos (não foram do craque RC, mas num dos gols, o passe foi dele) e só descontou porque mais uma vez cabecearam pra trás, ajudando o incompetente ataque alvirosado, que por conta própria não faz. O time verde do vale recebe o time do oeste, podendo se isolar na liderança, enquanto o time dos 20% recebe o cachorro lanterna da beira da praia. Acertei o placar em cheio: 2x1.

- Fácil que ficou difícil - com um início avassalador, mas sem nenhum gol, o Leão assustou e acuou o moleque em seu campo, transformando o jogo num ataque contra defesa. A água mole não furou a pedra dura, mas no finalzinho do primeiro tempo, o contestado e já perseguido (cedo né!) centroavante azurra acertou um chute improvável, tranquilizando o time. No segundo tempo, um replay do início do jogo, mas que desta vez resultou em gol, em grande jogada do ataque azul. Com as alterações, o time de Jaraguá se soltou e encontrou muito espaço pela direita, onde descontou e quase empatou, não fosse os olhos de lince do bandeira. O Leão vai até a Palhoça, enfrentar o Bugre e o time de Jaraguá recebe os amarelos do sul.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palpites da rodada

Lustrei a bola de cristal e vi que será uma noite com muitos gols, o fim das invencibilidades e a queda de mais um técnico:

- Bailarinos acertam o passo - o time do norte vai até Camboriú, onde deve faturar mais 3 pontos. Talvez até tenha alguma dificuldade, pois o time da casa vai estar de técnico novo, mas com os jogadores antigos. Podem até correr mais, mas no final, vai dar o tricolor: 2x0. Para o Leão, seria bom uma zebra.

- A noite de Rafa Costa - o artilheiro do time verde de Blumenau vai mostrar seu "imenso" talento, não aproveitado no sul da ilha, e meter umas duas buchas no time dos 20%. O marrento técnico Pardall pode até estar encantando algumas raposas, mas hoje ele vai se dar mal: 2x1 para o time do vale. Sempre é bom ver o time dos bilingue perder, mas um empate não seria de todo ruim.

- Tosquiada final - o time da terra da fartura vai ter que correr um pouco mais para salvar seu comandante da degola. Mas o time do Amaro não vai deixar e vai arrancar um empate em pleno caldeirão da baixada: 1x1. Para o Leão, o resultado não afeta quase nada, mas um empate seria um bom resultado.

- Tigre ferido pela flecha verde - o time do sul gastou o estoque de gols logo na primeira rodada e vai sofrer sua primeiro derrota no campeonato para o time do oeste, que vai atacar com todo gás: 3x1. O empate seria o melhor resultado para o Leão.

- Moleque vai sair chorando - gostaria de prever uma goleada, mas acho que vai ser só uns 2x0. O Leão vai  atacar e atacar, enquanto o time de Jaraguá vai se defender e amorcegar o jogo. Mas com Marquinhos em campo, não tem placar em branco.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sugestões para o novo estatuto - Parte 1

Em março do ano passado fiz uma postagem sobre a reforma do estatuto. Como o assunto voltou a pauta na recente reunião do Conselho Deliberativo, vou dar algumas sugestões para o novo estatuto, começando pelo capítulo IX, que trata das Normas Eleitorais:

Seção I - da eleição do Conselho Deliberativo

- Quem pode votar e quem pode ser candidato

Como é hoje?
Segundo o artigo 39, podem participar da Assembleia Geral (que se transforma em colégio eleitoral) os sócios maiores de 18 anos, em gozo com seus direitos estatutários e com 1 ano de filiação. O artigo 81, item f, também esclarece que apenas os sócios quites com a tesouraria podem votar. Do mesmo modo, segundo o artigo 81, item c, os candidatos devem ser maiores de 18 anos e sócios há pelo menos 1 ano e  em gozo dos seus direitos estatutários.

Sugestão 1
O sócio deverá estar em dia, ininterruptamente, há pelo menos 6 meses. Para votar não basta apenas ser sócio e estar em dia com a tesouraria. Assim, eliminaria aqueles que querem colocar tudo em dia só para votar e aqueles que não pagam em dezembro e janeiro e ainda querem desconto para colocar em dia.

Sugestão 2
Para ser candidato, o candidato deverá ser sócio há pelo menos 2 anos e estar em dia, ininterruptamente há pelo menos 1 ano.

- Tamanho do Conselho Deliberativo

Como é hoje?
O artigo 46 define que o Conselho Deliberativo deverá ter um número mínimo de 100 e máximo de 300 integrantes e seu tamanho será definido pelo edital da eleição. O artigo 53, item s dá competência ao Conselho Deliberativo de eleger e empossar novos membros do Conselho caso haja vacância (artigo 41 §1) ou se o número de membros da chapa vencedora foi inferior ao número fixado no edital da eleição (artigo 46 §3)

Sugestão 3
O Conselho Deliberativo deverá ter tamanho definido pelo estatuto. Considerando a pouca presença registrada nas reuniões, sugiro fixar em 150 membros.

Sugestão 4
Uma chapa só poderá ser registrada se tiver o número de membros igual ao número de vagas fixadas pelo edital (tamanho do conselho). Não tem essa de preencher depois da eleição.

Sugestão 5
Se houver vacância, assume o cargo o primeiro suplente da lista (ver sugestão do formato das eleições). Vamos parar de preencher as vagas com os amigos dos conselheiros. Aliás, isto foi e é muito comum na gestão do conselho.

- Formato das Eleições

Como é hoje?
Atualmente, a eleição do Conselho é feita através de formação de chapas, com uma lista de membros de  cada chapa. A chapa que vence empossa todos os seus membros no Conselho e as que perderam não elegem nenhum.

Sugestão 6
A eleição deverá ser realizada através de registro de chapas, com voto em lista fechada, em que a chapa define a ordem de posse de seus membros. Neste sistema, o sócio continua votando em uma chapa, mas o conselho será composto proporcionalmente aos votos recebidos por cada chapa. Vamos supor que existam 3 chapas, cada uma com 150 candidatos. A chapa 1 recebeu 50  % dos votos válidos, a chapa 2 recebeu 40 % e a chapa 3 recebeu 10 %. Se o Conselho fosse formado por 150 membros, seria constituído por 75 candidatos da chapa 1, 60 da chapa 2 e 15 da chapa 3.

Sugestão 7
Será formada uma lista de suplência, de acordo a lista de cada chapa. Havendo vacância de um membro que era da chapa 1, por exemplo, o suplente será o primeiro candidato não eleito desta mesma chapa, (segundo ordem estabelecida pela chapa no momento do seu registro), não importando sua colocação em relação aos outros candidatos das outras chapas. O Conselho não terá competência para indicar novos membros, independente de motivos (vacância ou falta de membros).

Seção II - da eleição dos membros da presidência do clube e dos membros

- Quem pode votar

Como é hoje?
O artigo 86 estabelece que é o Conselho Deliberativo quem elege o presidente, o vice-presidente e os membros do Conselho Fiscal.

Sugestão 8
A eleição para presidente e vice deveria ser feita pela Assembleia Geral (sócios), mas a eleição dos membros do Conselho Fiscal deveria continuar sendo feita pelo Conselho Deliberativo.

- Quem pode ser candidato

Como é hoje?
O artigo 19 estabelece que qualquer sócio maior de 18 anos, com pelo menos 1 ano de sócio, e em pleno gozo de seus direitos estatutários, pode ser candidato.

Sugestão 9
Alterar a idade mínima para 21 anos e o tempo mínimo de associação para 5 anos. Não gostaria de ver nenhum aventureiro, que chegou agora, sendo presidente do Avaí. Pode até dizer que já é avaiano há 50 anos, mas se só se associou há 1 ano, não pode ser presidente.

- Tempo de Mandato

Como é hoje?
O artigo 86 estabelece que as eleições para presidente, vice e conselho fiscal devem ser convocadas a cada 4 anos e o artigo 59 estabelece que são permitidas reeleições, não limitando seu número.

Sugestão 10
Manter o tamanho do mandato em 4 anos, mas limitar a reeleição em apenas uma vez.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Balanço da Rodada

Balé de um ato só - o principal bailarino do time do norte balançou o corpãozil de um lado para o outro e conseguiu acertar um chute no único lugar que a bola passava. Mérito para os tricolores que venceram os verdes do vale. Agora o time do norte vai até Camboriú, onde deve faturar mais 3 pontos. Já o time de Blumenau recebe o time dos 20%, que lidera (por enquanto) o turno.

Bugre finalmente acerta a flecha - como já era de se esperar, o time da Palhoça conquistou seus primeiros pontos na competição, contra o candidatíssimo ao rebaixamento e primeiro time a demitir o técnico, o guapeca de Camboriú. Foi só 1x0 (eu previa 2x0), mas serviu para o time do Amaro, que na quarta vai até Ibirima, num confronto difícil. O lanterna recebe o time do norte e vai lutar para pelo menos conquistar um empate.

Moleque cada vez mais atrevido - o time de Jaraguá já fez mais pontos em 3 rodadas do que eu pensei que faria no campeonato inteiro. De virada, venceu o time do seu Marchetti, que deve estar furioso com seus meninos veteranos e o seu técnico de lã. O moleque bom de bola vem até a Ressacada, sonhando em aprontar pra cima do atual campeão. O time da terra da fartura recebe o time da Palhoça, na obrigação de vencer para sair da zona maldita.

Índios confusos com a conversa dos bilingues - o então lider, verde do oeste, não mostrou aquele futebol e como eu esperava, levou 2 (um deles contra a própria oca) e só acordou no final, quando fez unzinho. Eu havia previsto 1x0 mas estava torcendo pelo 2x2. Não deu. O time do oeste volta para sua terra, onde vai receber os amarelos do sul, na esperança de reassumir a ponta. Já o time dos 20 % vai até Blumenau, tentando manter a liderança.

Tudo igual na briga dos felinos - o Tigre saiu na frente, mas o Leão foi melhor o jogo inteiro, e teve chance até de vencer de virada. No fim, tudo igual, como eu havia profetizado (1x1). O time do sul viaja pro oeste e vai encarar os índios de lá, enquanto o Leão recebe o moleque na Ressacada, na esperança de fazer outra boa apresentação, desta vez transformada em vitória.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Palpites da rodada

Mesmo atrasado (por causa do jogo do sábado) e em cima da hora dos jogos de domingo, vou lustrar a bola de cristal e fazer as previsões:

- Bailarinos e Verdes do Vale - eu pensava num empate, pois o pessoal de Blumenau sempre gosta de aprontar em cima do time do norte, mas desta vez, mesmo que aos trancos e barrancos, o time da laranja lima venceu o time do craque rafa costa.

- O último que sair apaga a luz - no confronto dos lanternas, o time da Palhoça tem a grande oportunidade de faturar 3 pontos. Aliás, uma das poucas chances de fazer pontos no campeonato. Depois da derrota para o moleque de Jaraguá, o time de Camboriú tem que melhorar muito para conseguir pelo menos um empate. Vai dar Bugre: 2x0. O resultado não interessa ao Leão.

- Moleque segura o capeta - animado com a vitória fora de casa contra o time de Camboriú, o moleque de Jaraguá vai pra cima do time do seu Marchetti, que vai amorcegar o jogo e conquistar um empate: 1x1. O resultado não interessa ao Leão, mas um empate ia bem, para os moleques não chegarem muito atrevidos na quarta, na Ressacada.

- Bilingues não entendem kaingang - o time do oeste vem animado, mas parece que não gosta de jogar no remendão, onde dificilmente faz uma boa partida. O time dos 20 %, apesar de limitado, deve conquistar um vitória, magra, mas que vai valer 3 pontos: 1x0. A torcida é sempre pros alvirosados perderem, mas desta vez, um empate seria bom para o Leão.

- Clássico felino no sul - o time dos amarelos do sul é favorito, pelo futebol apresentado. Mas Avaí é Avaí, e não se pode descartar uma aprontado Leão, que faz cosa. Acho que vai dar empate: 1x1.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Muito cedo para conclusões

A derrota foi quase vexatória, o time não jogou bem, mas é só o início do campeonato.

Vejo várias críticas ao goleiro, e apesar de não achar que ele seja um excepcional goleiro, acho uma injustiça jogar a culpa da derrota nas suas costas.É certo que em pelo menos 2 deles, ele poderia ter evitado, mas em nenhum deles houve uma grande falha.

No primeiro gol, Aleks poderia realmente ter interceptado o cruzamento, mas a falha maior foi da defesa que não matou a origem e não acompanhou o atacante. No segundo e no terceiro gol, o atacante adversário entrou sozinho na área e neste caso, o erro maior é da defesa e não do goleiro. Talvez um goleiro mais experiente poderia ter evitado, mas isto não é tão certo assim. No quarto gol, o Aélson e mais outro jogador avaiano pararam e não bloquearam a chegada do atacante do time do oeste. Se o goleiro demorou para sair, do mesmo modo, a defesa falhou.

Portanto, não dá para fazer esta crucificação toda que muitos estão querendo. Parece que querem mostrar que estavam certos quando diziam que era preciso contratar um goleiro mais experiente. O time levou 4 gols, mas não por culpa exclusiva do goleiro.

Volta a dizer: o único campeonato que é possível testar o goleiro é o estadual. Se não fizer neste, não é na série B ou na Copa do Brasil que vai fazer. Deixa ele jogar mais umas 3 partidas e daí sim, decide se deve trocar ou não.

A defesa falhou, o meio não marcou nem criou e o ataque não funcionou.

Não é a primeira vez que o Avaí leva uma goleada no campeonato. Nos últimos anos, os piores resultados foram os seguintes:


2012 - 1º Turno / 8ª Rodada: Joinville 3x0
 2011 - 1º Turno / 2ª Rodada: Brusque 3x0
 2010 - 1º Turno / 8ª Rodada: Atlético 3x1
 2009 - 2º Turno / 3ª Rodada: Chapecoense 5x1


Só lembrando que nestes 4 anos, o Leão só não foi campeão em 2011, mas disputou a final do 2º Turno.

Agora é pensar no Criciúma e trazer pelo menos um empate de lá.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Palpites da rodada

A segunda rodada será disputada nesta quarta, e a minha bola de cristal prevê o seguinte:

Tudo igual na baixada - os rapazes do Marchetti recebem os amarelos do sul e a turma da terra da fartura deve dificultar a vida dos rapazes do supermercado, mas a vitória não vai acontecer. Jogo movimentado e no final 2x2.

Guapeca morde moleque - duelos dos candidatos ... ao rebaixamento, para ser claro. Jogo duro ... de ver e de prever. Apesar da sacola de gols que levou, o guapeca de perto da praia vai avançar no tornozelo do moleque de Jaraguá: 2x0 pro time de Camboriú.

Verde vale amansa o bugre - o time de Blumenau, apesar das amareladas que costuma dar em casa, deve vencer o time da Palhoça, que vai continuar patinando no campeonato: 2x1 para os verdes de Blumenau.

Bilingues enrolam os bailarinos - apesar da minha torcida contra, o time dos 20 % vai ganhar mais uma, agora contra o time do norte: 2x1 (espero errar e dê coluna do meio).

Leão enfrenta os índios - jogo duro, fora da oca deles, mas numa aldeia incompatível com o campeonato (ou talvez até compatível com a várzea que é mesmo). É o primeiro teste do SS e a primeira oportunidade para os corneteiros tocarem as trombetas. Acho que atual campeão volta com pelo menos um ponto na bagagem: 1x1, com gol do Dinélson (essa eu forcei).

O que eu vi na Ressacada

Foi ao jogo no sábado e vi o seguinte:

- Aleks - apesar de já ter atuado no time principal, parecia um pouco nervoso e passou um pouco de insegurança. Ainda assim, acho cedo para querer trazer outro goleiro. Se tem um campeonato para ele ser testado e aproveitado é o estadual. Na série B é que não dá para fazer isto. Se não der chance para ele agora, quando é que vai dar?

- Arlan - o mais do mesmo. Correria e muita disposição. Não se esconde do jogo. O problema é que seus cruzamentos continuam os mesmos - horrorosos.

- Aélson - outro que não mudou. Não marca e não ataca bem. Julinho, volta logo pra lateral, que no meio tu não vai ter chance.

- Paulinho - entrou mais preocupado em marcar do que atacar. Não teve tempo para mostrar nada.

- Alex Lima - ótima surpresa. Acho que ganhou todas por cima, enquanto esteve em campo. Seguro, mostrou bom toque de bola. Dá para ter esperança.

- Cleyton - não comprometeu, mas precisa evoluir.

- Pablo - entrou e achei que ia ser expulso logo que levou o cartão amarelo. Teve trabalho para conter o ataque adversário. Não parece muito seguro, mas posso estar enganado.

- Ricardinho - gostei de sua movimentação e disposição. Cometeu alguns erros, mas parece que vai ser útil ao time.

- Alê - começou mal, mas foi melhorando no decorrer da partida. Vai ser um bom reserva do Eduardo Costa.

- Nádson - muito ciscador e pouco produtivo, mas pode ter futuro no ataque do Avaí.

- Marquinhos - o futebol de sempre, cadenciado e com qualidade. Mas tem que melhorar.

- Rodriguinho - mostrou qualidade e vontade. Deve ser titular.

- Danilo - o cabelo estilo pica-pau não ajudou o rapaz, que até se movimentou, mas é parecido com os atacantes do ano passado.

- Felipe Alves - o mesmo de sempre, só que desta vez, sem a sorte de alguns jogos do ano passado.

- Sérgio Soares - o time estava organizado e variou as jogadas, mas é claro, precisa ainda de entrosamento.

- Torcida - não respondeu às contratações da diretoria, mas ainda sim, esteve em número razoável.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Imagens da Primeira Rodada

O campeonato começou e poucas surpresas aconteceram:

Cachorro atropelado no sul - o Tigre não teve pena da turma de perto da praia e meteu uma sonora goleada de 6x0. Pela minha bola de cristal só tinha visto 3 gols, mas não era difícil adivinhar que a vitória ia ser dos amarelos do sul, que agora vão para a terra da fartura, enfrentar o sempre difícil (em casa) time do seu Marchetti. Já a turma do guapeca Boriú recebe o moleque travessa, onde vai ter uma das poucas chances  de fazer 3 pontos neste campeonato.

Índio acerta flechada em bailarino - quase acertei o resultado do jogo, mas no final da partida, a turma do oeste virou o jogo com seu inspirado volante. A turma do balé não conseguiu impor sua pressão habitual dentro do seu palco e levou uma virada dos verdes do velho oeste, que na próxima rodada recebem o atual campeão, o Leão da Ilha, em confronto sempre equilibrado. A turma do norte vem até a capital, jogar contra a turma do bilingue.

Bugre quase tira lasca da figueira - eu bem que estava torcendo para errar o palpite, mas o time da Palhoça não conseguiu arrancar o empate (e bem que merecia) contra o time dos 20 %. Infelizmente, acertei o palpite de 1x2 para os alvirosado, que agora recebem a turma do balé no remendão. Os garotos do Amaro viajam até o vale para enfrentar o verde de lá, um concorrente direto no campeonato.

Moleque é atropelado pelo Metrô - moleque de Jaraguá até começou bem, mas depois levou uma virada do  cada vez mais perigoso time de Blumenau. Achava que dava empate, mas parece que o time verde do vale não é tão ruim assim (ou o time do Jaraguá é realmente muito ruim). A turma do vale recebe os bugres na próxima rodada, com chances de faturas 3 pontos, enquanto o pessoal de Jaraguá vai até Camboriú, onde tem chance de conseguir um dos poucos pontos que deve conquistar durante todo o campeonato.


Leão ruge e mata o capeta - como em toda primeira rodada, o jogo foi difícil e por pouco o atual campeão não perde pontos em casa para os rapazes do Marchetti. Se tivessem mais capricho, os jogadores avaianos teriam feito o segundo gol e eu teria acertado o placar. Mas tudo bem, o que vale são os 3 pontos. Agora os comandados do SS viajam até o oeste para enfrentar os sempre difíceis índios. A turma da terra da fartura volta para casa para receber os amarelos do sul e conquistar os primeiros pontos do campeonato.


sábado, 19 de janeiro de 2013

A bola vai rolar

A temporada 2013 de futebol vai ser aberta neste sábado e a expectativa é grande. Não analisei nenhum time para dizer quem é melhor que quem, mas mesmo assim, vou lustrar minha bola de cristal para dar os palpites para o fim de semana:

Tigre x Cão Boriú - no duelo dos animais, total favoritismo para a turma do carvão. Acho que sem o Lucas, o time dos amarelos do sul será bem inferior que o time que subiu para a A, mas mesmo assim, começa como favorito ao título. Já o time de perto da praia vai entrar no campeonato somente para tentar não ser rebaixado. Se conseguir, vai estar no lucro. Palpite: 3x0.

Coelho x Índios - parece que a torcida da turma do balé está empolgada com o time, enquanto o time do velho oeste não mudou muito daquele que subiu para  B. A turma do norte não costuma se dar bem quando joga contra o verde do oeste e por isto aposto num empate em 1x1. No campeonato, os dois entram como candidatos, mas não acredito em nenhum deles.

Bugre x Brisa do Estreito - num jogo que parece que não vai ter torcida, o rebaixado time das barbies deve vencer o reformulado time campeão do acesso. Mas vai ser placar magro, tipo 1x2. O time da Palhoça vai lutar para não cair. Já o Aliance Sports entra como candidato natural ao título, mas só a arrogância do técnico não vai fazer este time chegar lá. Se não contratarem, não se classifica nem para as finais.

Moleque x Jacaré - o time de Jaraguá vai ser do tipo bate e volta. Segundo o que escutei por aí, o time do vale não montou um bom elenco e deve sofrer no campeonato. Para este jogo, prevejo um empate daqueles  de dar sono, tipo 0x0.

Leão x Capeta - o mais vezes e atual campeão estadual não vinha sendo cotado para nada, até que anunciaram Eduardo Costa e Marquinhos Santos. Aí a coisa mudou de figura. Só que no papel é uma coisa e só quando a bola rolar é que a gente vai ver se vai dar caldo. Para o campeonato, o Leão da Ilha entra como candidato ao título, mas seu desempenho vai depender do encaixa que o SS vai conseguir dar num time totalmente reformulado. O time do seu Marchetti entra para disputar uma vaga na série D e acho que tem boas chances. Mas é só isso mesmo. Para este jogo, que vai ser duro, há um leve favoritismo para o time azul, principalmente por jogar em casa. Palpite: 2x0 Leão.