sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fidelização do Torcedor

Eu não espero resposta do Departamento de Marketing do Avaí, mas vou deixar uma sugestão para as promoções de ingressos.


Para os sócios


Ter um quadro associativo grande e adimplente é garantia de dinheiro em caixa, que independe da presença do público no estádio. Entretanto, a ausência dos sócios nas partidas da Ressacada significa prejuízo para uma cadeia de fornecedores, que deixam de faturar na vaga do estacionamento, na venda de bebida e comida dentro e fora do estádio e de produtos na loja do Avaí. Além disso, o mais importante, o estádio fica mais vazio e o time não recebe o apoio que poderia.


É claro que a ação mais eficaz para trazer o torcedor ao estádio é uma boa campanha do time. Mas o clube não pode ficar dependendo disto para atrair o torcedor. Vejo sócios reclamando que só existem promoções para os não-sócios. Por isso, pensei em uma forma de incentivar o sócio a ir ao estádio.


O Avaí ainda irá jogar 18 partidas na Ressacada (já jogou uma) no campeonato brasileiro deste ano. Minha sugestão é premiar com um desconto na mensalidade para o sócio que for a um determinado número de partidas.


Sugiro uma tabela progressiva para o desconto, de acordo com o comparecimento nos jogos:


Nível 1 - 5 jogos – desconto de 25 % na próxima mensalidade

Nível 2 - 10 jogos – desconto de 50 % na próxima mensalidade

Nível 3 - 15 jogos – desconto de 75 % na próxima mensalidade

Nível 4 - 18 jogos – desconto de 100 % na próxima mensalidade


O número de partidas seria acumulativo (ou seja, as primeiras cinco partidas (nível 1) contariam para alcançar o nível 2 (10 partidas) e assim sucessivamente. O desconto seria apenas para uma mensalidade, que seria a do mês seguinte a data que o sócio completou o número de jogos do nível.


Imagino que os números das carteiras dos sócios presentes ficam registrados no sistema, pois se você tentar passar duas vezes no mesmo jogo, sua carteira ficar retida na catraca. Deste modo, o desconto poderia ser calculado automaticamente pelo sistema.


Para os não-sócios


Para não esquecer dos sócios que não podem se associar, também tenho uma sugestão semelhante:


Do mesmo modo que os sócios, o torcedor que ainda não é associado, ganharia um desconto na compra do ingresso, de acordo com seu comparecimento nos jogos:


Nível 1 – 5 jogos – desconto de 50 % no ingresso de um jogo

Nível 2 – 10 jogos – desconto de 100 % no ingresso de um jogo

Nível 3 – 15 jogos – desconto de 100 % no ingresso de um jogo e mais 50 % para um segundo ingresso

Nível 4 – 18 jogos – desconto de 100 % para dois ingressos no último jogo do campeonato


O número de partidas seria acumulativo (ou seja, as primeiras cinco partidas (nível 1) contariam para alcançar o nível 2 (10 partidas) e assim sucessivamente. O desconto seria apenas para um jogo, a escolha do torcedor. Para ter direito ao desconto, o torcedor teria que apresentar os ingressos dos jogos que ele veio.


Antes que me perguntem o porquê dos descontos para o sócio e o torcedor serem diferentes, digo que dificilmente algum não-sócio irá a todos os jogos, pois daí seria mais econômico ele virar sócio. Eu sei que a idéia pode até ser bonita na teoria, mas complicada na prática. Porém é uma idéia, que com certeza pode ser bastante melhorada, principalmente em relação aos números de jogos e dos descontos, bem como sobre o controle que pode ser feito.


O fato é que a diretoria tem que criar mecanismos para atrair o torcedor para o estádio. Ficar fazendo promoção apenas para um jogo aqui e outro acolá, não vai ser suficiente para tornar a fazer a Ressacada o caldeirão que já foi uma vez.

2 comentários:

  1. Muito boa a proposta. E acredito que funcionaria com perfeição, ainda mais que o brasileiro compra por impulso, não pode ver uma promoção! Basta pensarmos naqueles sits de compras coletivas, onde muitos compram só por causa do desconto, sem ao certo saber se querem mesmo aquela compra. Igual aconteceria no presente caso, ou seja, o torcedor, mesmo naquele dia em que não está afim de ir ao estádio (e sem a promoção não iria certamente), estará lá, só pra não perder aquele "descontozinho" futuro que é tão venerado pelo brasileiro. E essa proposta também agraciará aqueles torcedores mais fanáticos, mas que infelizmente por falta de recurso financeiro, não podem ir a todos os jogos.

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  2. Leonardo, obrigado pela sua contribuição. Acho que é por aí, o cara vai para não perder o desconto do jogo seguinte.
    Abraços
    Paulinho

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