Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Será que a promoção de ingressos funcionou?

O público foi bom, mas o estádio não encheu. Segundo o boletim financeiro da CBF, o público pagante do jogo Avaí 3x1 São Paulo foi de 12.956. Os números do boletim são confusos para interpretar. Vou apresentá-los e depois fazer os comentários.

Localidade

Setores

Vendidos

Preço

Arrecadação

Cadeiras

A/C/D/E

15

80,00

1.200,00

Cadeiras (meia)

A/C/D/E

21

40,00

840,00

Arquibancada

B/F/G/H

582

50,00

29.100,00

Arquibancada (meia)

B/F/G/H

1.523

25,00

38.075,00

Arquibancada

B/H

2.100

25,00

52.500,00

Sócios

8.715

10,00

87.150,00

TOTAL

12.956

208.865,00


Cobertas

Pelo boletim, 15 pessoas gastaram R$ 80,00 para assistir o jogo. Pelo jeito, eles não devem conhecer nenhum sócio que pudesse comprar os ingressos da promoção, como os 21 torcedores que pagaram R$ 40,00 para assistir o jogo das cadeiras cobertas. O curioso é que no jogo contra o Botafogo havia exatamente o mesmo número de torcedores que pagaram estes valores.

Descobertas

No resto do boletim, os números são confusos para mim. Não foram disponibilizados 2.100 ingressos para a torcida do São Paulo? Teoricamente, aqueles 2.100 ingressos que aparecem no boletim seria para a torcida do São Paulo, mas por que pagaram R$ 25,00? Eram todos estudantes? A única explicação é que os ingressos vendidos para os visitantes estão misturados nos setores e que este valor de 2.100 foi apenas uma coincidência, devendo se referir a alguma outra coisa que não sei o que é.

Número de sócios

Independente disto, chama atenção o fato de que dos 12.956 presentes, 8.715 eram sócios. Ou seja, de cada três pessoas que foram para a Ressacada, duas eram associadas. Há com certeza um bom número de sócios que não foram ao jogo (não me perguntem por que) e vou arrendondar número para 10.000 sócios. Se 70% deles fossem regulamente aos jogos, teríamos uma média de pelos menos 7.000 torcedores em cada partida. Isto não aconteceu no estadual, mas acredito que irá acontecer no brasileirão, porque muitos destes sócios são aqueles que vão para assistir (não torcer).

Promoção Amigo do Sócio paga meia?

Como sabemos que os bambis compraram todos os ingressos destinado aos visitantes (2.100), significa que foram vendidos, no máximo, 2.141 ingressos para a torcida avaiana e nem todos na promoção (se tirar aqueles 15 abonados que pagaram R$ 80,00, o número diminui para 2.126).
Considerando que a diretoria limitou a promoção em 3.000 ingressos, conclui-se que foram vendidos 70 % do lote promocional. Não é tão ruim assim.

Promoção do setor E

Acho que os 900 ingressos da promoção para o setor E (R$ 30,00), não foram contabilizados. Pelo que vi, o setor E estava lotado e por isso creio que estes ingressos foram todos vendidos. Aliás, tenho uma curiosidade de saber se não teve torcedor são paulinho comprando ingresso neste setor.


Conclusão

Se analisarmos o número de ingressos vendidos em relação aos disponibilizados (70%), pode-se dizer que a promoção foi relativamente bem sucedida. Porém, se metade dos sócios que foram ao estádio (4.000) quisessem comprar um ingresso apenas, já teria faltado. Gostei da promoção, porque valorizou o sócio.

Já a venda posterior de mais 900 ingressos por um valor menor (R$ 30,00) do aquele oferecido inicialmente (R$ 40,00) para as cadeiras cobertas, mesmo que apenas para o setor E, foi um grande erro.

Sob o ponto de vista de apoio da torcida, é preciso melhorar as promoções, pois se havia cerca de 13.700 presente (público total), ainda havia muito espaço para ocupar, pois a capacidade da Ressacada é de 19.000 pessoas. Acredito que muitos não acreditavam na classificação contra o São Paulo, e o preço do ingresso, junto com trânsito complicado, a noite fria, o horário, o pay-per-view e a falta de vontade dos torcedores pijamas, ajudaram a afastar o torcedor do estádio.

De qualquer modo, aqueles que foram fizeram uma festa muito bonita. O estádio cheio sempre é melhor, contato que a torcida apóie o time, o tempo todo. Aqueles pijamas que vão para o estádio apenas para criticar e vaiar, não fazem falta. Podem ficar em casa assistindo pela TV.

Para a semi-final, espero um público ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados