Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Analisando os concorrentes

Matematicamente até se pode dizer que o Avaí só depende dele, pois se conseguir 8 vitórias nos jogos que faltam, ele chegará a 46 pontos, o que lhe garantirá na série A do ano que vem.
Entretanto, sabendo que este objetivo é difícil de ser alcançado, já está na hora de olharmos como será a vida dos colegas de infortúnio do Leão nesta luta para escapar da degola.

América-MG
O lanterna do campeonato jogará 6 partidas em casa, sendo um clássico (contra Atlético-MG), duas partidas contra times que estão na ponta, um na zona intermediária e dois na parte debaixo. Dos jogos que tem fora, só tem chance de pontuar contra o Tombense. Acho que não chega a 30 pontos e estará rebaixado com umas três rodadas de antecedência. Por causa, disso, seria bom que vencesse os jogos contra o Atlético-MG, Ceará e Atlético-PR, que faz em casa.

Atlético-MG
Suas chances de escapar do rebaixamento estão nos jogos que fará em Minas Gerais (7), entre eles dois clássicos (não sei se é bom ou ruim). Não deve pontuar em nenhum jogo que fará fora do seu estado, já que com exceção do Tombense, só joga contra time que estão disputando o topo da tabela. Só joga contra dois times da zona baixa (justamente os dois clássicos). Vai decidir sua sorte na última rodada contra o arquirrival. Temos que secar o galo em todos os jogos.

Atlético-PR
Depois de jogar contra o Avaí, terá jogos duríssimos que vai determinar seu destino (Vasco e São Paulo, em casa e Botafogo, Santos e Corinthians, fora). Joga contra 4 times da zona baixa, mas só um em casa. Salvo um grande desempenho, deverá chegar a última rodada já rebaixado ou dependendo de uma vitória contra o arquirrival. Além de vencê-los, temos que torcer para não pontuar nas rodadas contra Vasco e Botafogo.

Bahia
O time de Salvador está próximo de se livrar da degola, mas tem jogos difíceis em casa (Vasco e São Paulo) e alguns complicados fora. Cruza com apenas dois times da zona baixa (em casa) e deve decidir seu destino na última rodada contra o time do Ceará. Apesar de estar distante de nós, vale a pena secar os baianos nas próximas rodadas e torcer por um empate contra o Cruzeiro.

Ceará
Este é um time imprevisível, pois consegue pontos onde a gente não imagina e perde onde é favorito. Tem jogos difíceis em casa (Flamengo, Fluminense, Santos e Corínthians) e é o time que tem mais jogos no campeonato do Z4 (América-MG, Atlético-PR, Avaí, Bahia, fora e Cruzeiro, em casa.). Sua chance é apostar na fragilidade dos times mineiros, na irregularidade do time das Laranjeiras e nas férias antecipadas do time da Vila. Vale a pena torcer por um empate contra o Tombense (torcer pela vitória deles é contra minha natureza) e também contra o Atlético-PR.

Cruzeiro
Considero o time da Toca da Raposa o único grande entre os desesperados, já que o Galo mineiro já não assusta ninguém há algum tempo. Mas como anda jogando muito mal e tem adversários complicados pela frente, é capaz de se livrar da vergonha do rebaixamento somente na última rodada, justamente contra o arquirrival. Assim como o time cearense, joga 5 partidas contra os times da zona baixa, sendo a próxima contra o Bahia, em Pituaçú e as outras 4 nas últimas 4 rodadas (Avaí, Atlético-PR, Ceará e Atlético-MG). Até lá, irá encarar só time na parte de cima da tabela.

E o Avaí?

Apesar do futebol que vem apresentando, acredito que tem condições de conseguir as vitórias que precisa em casa (Atlético-PR, Atlético-GO, Botafogo, Ceará, Cruzeiro e Tombense). Se não conseguir pelo menos uma vitória fora, vai ter que buscar pelo menos dois empates, o que vai ser difícil, pois só tem jogo duro fora de casa (Inter, Corinthians, São Paulo, Vasco e Coritiba).

Temos que torcer para que o Vasco perca os próximos jogos para se desinteressar do campeonato até o jogo contra eles e que o Coritiba também só esteja a passeio e de repente, queira nos ajudar para atrapalhar o rival. Ah, também podemos rezar por um milagre em Porto Alegre (como no ano passado) ou em São Paulo. Salvo uma recuperação milagrosa, como foi a do Fluminense em 2009, e se não entregarmos a toalha antes, vamos decidir o nosso destino na última rodada contra o Tombense.

Se isso acontecer, vai ser um pesadelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados