Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Até onde dá para acreditar?

Eu imaginava que nestas 6 primeiras rodadas do returno o Avaí faria pelo menos 9 pontos. O que já não era muito (apenas 50 %). Mas considerando que jogará em casa contra o líder da competição e fora contra adversários diretos (coelhos mineiro e catarinense), a chance de pontuação seria maior nas 3 primeiras rodadas, contra times teoricamente mais fáceis.

Só que o time do HM conseguiu apenas 2 míseros pontos contra dois poderosos times paulistas que estão na rabeira da tabela. Para chegar naqueles 9 pontos, vai ter que vencer o time cearense e o palestra paulista e buscar empates fora de casa.

A sorte do Avaí é que os outros times tropeçaram e a distância para o último do G4 ainda é de 4 pontos. Só que esta distância tem que ser zerada o quanto antes, porque no final vai ser muito difícil entrar no G4.

Nem vou falar na partida contra o time da terra do Frei Galvão, com aquele gramado medonho. Mas time que quer subir, não pode jogar tão mal. Na verdade, acho que apesar da invencibilidade de 10 jogos, o time do HM só se apresentou bem mesmo no clássico. Nas outras partidas jogou para o gasto.

É possível conseguir o acesso com esse elenco? Talvez, mas o time teria que jogar no seu limite em todas as partidas, o que é muito difícil de acontecer. Não vejo diferença técnica do Avaí para os outros times da parte de cima da tabela, com exceção do time paulista. Todos já tiveram seus tropeços, senão vejamos:

- Chapecoense – perdeu em casa para o Icasa e empatou com o Oeste e Paraná e perdeu fora para Bragantino e Oeste. (13 pontos perdidos)

- Paraná – empatou em casa com Jonville e São Caetano e perdeu fora para Oeste e São Caetano (10 pontos perdidos).

- Joinville – perdeu em casa para Boa e Sport e empatou com Ceará e Chapecoense, além de perder fora para Atlético-GO, Icasa e Payssandu (19 pontos perdidos)

- América-MG – jogou 10 partidas em casa e só venceu 4, tendo empatado com América-RN, Bragantino, Ceará e Paraná e perdido para Alliance e JEC. Fora de casa conseguiu perder para ABC, Asa, Boa e Guaratinguetá (26 pontos perdidos).

- Boa – perdeu em casa para Asa e Chape e empatou com América-MG, Atlético-GO, Avaí e Bragantino (14 pontos perdidos)

- Icasa – perdeu em casa América-MG, Avaí, Oeste e Paraná, e empatou com América-RN, além de perder fora para Asa e Guaratinguetá (20 pontos perdidos)

- Sport – perdeu em casa para Bragantino, Chape e Icasa e empatou com Boa, além de perder fora para ABC, Icasa, Payssandu e São Caetano (23 pontos perdidos).

Considerei com tropeço, qualquer derrota ou empate em casa e as derrotas fora de casa para os times da parte debaixo da tabela. Não considerei os pontos perdidos com o Palmeiras.

O Leão perdeu em casa para América-MG e Joinville e empatou com Ceará, Oeste e Paraná, além de perder fora para o Guaratinguetá. São 15 pontos perdidos, mais que o time de Chapecó, do Paraná e do Boa, mas menos que os demais.

Minha projeção ainda é otimista, mas vejo as chances de acesso no limite, na quarta vaga, muito pouco a frente de Joinville e América-MG. Acho que Palmeiras, Chapecoense e Paraná devem garantir o acesso. A briga pela última vaga será contra estes times que citei mais acima, com exceção do Icasa e incluindo ainda o time do Estreito.

Como já disse, o time precisa jogar no limite em todas as partidas, para conseguir as vitórias necessárias. As laterais é um caso perdido e não tem mais ninguém dando sopa por aí para resolver a situação.

A zaga inspira cuidados, mas, talvez com a volta de EC, volte a ficar mais segura.

O ataque é um problema crônico, mas acho que se consegue resolver com que está por aí. Eu gosto muito do Higor e gostaria que ele tivesse outra chance, mas entrando numa partida mais tranquila e não na fria que o HM meteu ele no jogo contra o Oeste.

Em relação ao HM, mesmo errando em alguns jogos, espero que fique até o final do campeonato. Conhece os jogadores e pode, deixando de ser teimoso em alguns aspectos, conseguir resultados ainda melhores.

Eu ainda acredito.


Vai pra cima deles, Leão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados