Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Projeções para o 1º Turno

Na minha última postagem eu disse que ainda acreditava na classificação do Avaí entre os 4 primeiros, mesmo achando difícil, pois eles conseguiram queimar todas as gordurinhas que nem tinham acumulado.

Eu não sou matemático nem profeta, mas resolvi pesquisar os números dos últimos campeonatos para verificar quais as chances do Avaí conquistar uma vaga entre os quatro primeiros neste primeiro turno.

Desde 2007 que o campeonato é disputado em turno e returno numa chave única. A diferença entre eles é que em 2007 e 2008, só o 1º colocado de cada turno se classificava para as finais. Em 2009, além do 1º colocado de cada turno, também se classificavam dois por critério técnico para o quadrangular final. No ano passado, assim como este ano, se classificam os 4 primeiros para disputar as semi-finais do turno, para depois disputar a final do turno, quando apenas o campeão do turno se classifica para a final.

Apesar da diferença de critérios de classificação, no primeiro turno todos os times sempre tentam fazer o maior número de pontos, mesmo que não tenham mais chances para se classificarem e assim podemos fazer uma projeção do que o Avaí precisa fazer para conseguir a classificação.

Nos últimos campeonatos, a classificação do 1º turno foi a seguinte:

Excluindo o ano de 2007, que foi atípico pela grande vantagem do Criciúma, nos outros anos o quarto colocado teve que conseguir entre 56 e 58 % de aproveitamento para se classificar, que representa no mínimo 15 pontos.

Portanto, nos próximos 6 jogos, se o Avaí conquistar:

- 6 vitórias = 18 pontos = 67 % aproveitamento – pode se classificar em 2º lugar

- 5 vitórias e 1 empate = 16 pontos = 59 % - pode se classificar em 3º lugar

- 5 vitórias e 1 derrota = 15 pontos = 56 % - pode se classificar em 4º lugar

- 4 vitórias, 2 empates = 14 pontos = 52 % - só se classifica com um milagre

- 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota = 13 pontos = 48 % - não se classifica

Resumindo

Vai ter que ganhar todas na Ressacada (Imbituba, Joinville e Marcílio Dias), ganhar fora de casa do Metropolitano e do Concórdia e pelo menos empatar com as Barbie.

É claro que esta matemática pode ir por água abaixo, dependendo da combinação dos resultados, mas o que tudo indica é que não é mais possível fazer a final do turno na Ressacada.

Considerando que nos dois últimos campeonatos a gente só se classificou para as finais com a conquista do 2º turno, que em 2009, o Avaí terminou o 1º turno em 6º lugar e que em 2010 perdeu o título do 1º turno no último minuto do jogo da decisão, não há porque perder as esperanças do tricampeonato. Se não der no 1º turno, temos o 2º turno para ganhar.

Acho que temos o mais importante, uma equipe qualificada que pode reverter a situação e dar a volta por cima.

Vai pra cima deles, Leão!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, VIDA LONGA!!!

    Adriano Assis
    http://assisazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adriano,

    Obrigado por colocar o blog na sua lista.

    Paulinho

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados