Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vale a pena ser sócio do Avaí?

Para falar sobre as vantagens de ser sócio do Avaí, vamos deixar de lado o que para os fanáticos é a razão principal e suficiente para ser sócio: ser torcedor do Avaí. Isto é um grande motivo, porque diferente de outros produtos que basta ter um aborrecimento qualquer para procurar um concorrente, por mais que se aborreça ou se decepcione com o Avaí, você não vai deixar de ser torcedor e daí, basta um pequeno bom motivo para você voltar ao estádio. Que negócio maravilhoso é esse que o cliente é mal tratado, sai muitas vezes furioso do espetáculo, enfrente uma fila gigante para ir e voltar (só no Avaí é claro) e ainda sim pensa em voltar na próxima oportunidade. Se com tudo isto, o Avaí diz ter mais de 10.000 sócios (será?), imagine se ele tratasse os sócios como clientes importantes.
 Fonte: andretarnowskyfilho.blogspot.com
Quais as vantagens de ser sócio, segundo o site do Avaí? (www.avai.com.br/socio-coracao/beneficios)

Lugar personalizado no estádio – este é o principal motivo para ser sócio, mas só é realmente importante em dias de estádio cheio, porque na grande maioria há vários lugares sobrando perto de você. Você só percebe esta vantagem nos clássicos, nas finais do campeonato e um jogo ou outro da série A e mesmo assim, já encontrei muitas vezes pessoas no meu lugar e eu tive que convencê-las a sair dali. Até hoje não encontrei nenhum brucutu teimoso, mas espero não passar mais por este incômodo.

Entrada facilitada (sem filas para compra de ingresso) – é uma boa vantagem, mas novamente, é relativa, porque você pode comprar pela internet e assim como a vantagem anterior, só é realmente importante em dias de grandes jogos. Eu fico no setor A e realmente nunca peguei uma grande fila para entrar, mas não sei se nos outros setores, onde há mais venda de ingressos se os sócios conseguem entrar sem ter que ficar na fila junto com os não sócios.

Direito a voto depois de um ano de associado – também é uma boa vantagem, mas quantas votações acontecem no ano que eu posso votar? Se dependesse deste benefício para eu decidir, eu não me associaria.

Revista do Avaí – a revista é ótima, mas ter que ir buscar na secretaria é dose, né? Eu só vou a Ressacada em dias de jogos (imagino que do mesmo modo que 99 % dos sócios) quando a fila da secretaria sempre é grande. Por que não mandar pelo correio? Custa dinheiro? É claro, mas é o tipo de agrado que o sócio gosta. Para enviar o boleto ou mandar aquela cartinha de pedido de ajuda extra no final de ano não tem problema. Se não dá para enviar pelo correio, fica a sugestão de descentralizar a entrega por setor, com um balcão de entrega em cada entrada. Se eu chegar mais cedo, pego a revista e fico lendo até começar o jogo.

Newsletter – imagino que deva ser aqueles e-mails que caem direto como spam em minha caixa postal. Não é o tipo de benefício que convence o torcedor a ficar sócio. Aliás, eles podiam melhorar esta ferramenta, enviando mais novidades e a programação dos jogos do Avaí, na Ressacada e fora dela.

Smart Card – é que nem o banco dizer que se você abrir uma conta vai ganhar um cartão para sacar o dinheiro. É obvio, né? Como é que eu vou entrar no estádio? Como defesa, serve para você ganhar desconto na loja de produtos do Avaí (que é um bom diferencial para o sócio) e talvez alguma loja conveniada (só conheço uma rede de posto de gasolina). Se tem mais alguma utilidade, não me avisaram.

Ações com os jogadores – é bacana, mas é uma vantagem limitada, pois não será possível fazer tantas ações assim, pois o calendário não permite e além disso, é muito sócio para pouco evento.

Promoções Especiais – quando tiver uma eu digo se é um benefício atrativo.

Ações em campo – é um benefício legal, mas como na ação com os jogadores, depende de sorteio, se você estiver no estádio, etc.

O que poderia melhorar?

Estacionamento garantido – neste primeiro jogo do ano resolvi deixar o carro no estacionamento ao lado do estádio e tive a agradável surpresa em saber que sócio pagava apenas R$ 5,00. Ótima idéia, mas gostaria de lançar outra idéia um pouco mais ousada. Assim como os conselheiros, os sócios também poderiam ter uma vaga garantida, mesmo que tivesse que pagar por ela. É este tipo de coisa que diferencia o sócio do não sócio. A diferença de R$ 5,00 para R$ 10,00 é legal, mas ter uma vaga garantida seria muito melhor. Não sei quantas vagas tem os dois estacionamentos, mas não seria maravilhoso poder ir ao jogo sabendo que tem uma vaga assegurada para teu carro e sem a preocupação dos flanelinhas? Garanto que este tipo de vantagem atrai o torcedor a ser sócio.

Atendimento dentro do estádio - não sei se eu que não percebi até hoje, mas nunca encontrei um local ou alguém do Avaí dentro do estádio para você tirar uma dúvida, fazer uma reclamação, etc. Tem a secretaria, não é? Mas se você já entrou no estádio, se ferrou, não dá mais para sair. Além disso, quem está nos setores C, D e E tem que andar muito para chegar na secretaria. Nas catracas? No setor A tem umas moças bonitas, mas não sei se elas estão treinadas para isto, porque os antigos porteiros/seguranças não queriam nem saber de te ajudar.

Estacionamento e Van – isto é um sonho, mas não custa dar a idéia. Você deixa o seu carro num estacionamento do Avaí no centro da cidade e lá pega uma Van para o estádio. Na volta, a Van, junto com os ônibus, vai ter preferência na saída da Ressacada. Em 20 minutos você está no seu carro, no centro da cidade. Vou falar mais desta idéia em outro tópico sobre o trânsito em dias de jogos.

Desconto na compra de ingresso para amigos – vai ter um jogão e eu quero levar um amigo que não é sócio. Bem que eu poderia receber um desconto para comprar o ingresso para ele. É claro que tem que ser limitado na quantidade e no tempo. Poderia ser, por exemplo, 1 ingresso por mês.

Camarote Sorteado - talvez seja um exagero meu, mas que tal reservar um camarote para sortear entre os sócios? Cada jogo, um sócio seria sorteado e poderia trazer um determinado número de amigos para assistir o jogo com ele.

Preferência na compra de produtos novos – façamos de conta que o Avaí irá lançar uma camisa personalizada do Marquinhos. A primeira semana de venda seria exclusiva para os sócios. Isto talvez não faça tanta diferença na maioria dos casos, mas dependendo da fase do clube, alguns produtos podem ser bastante concorridos.

Ônibus e compra de ingressos para jogos fora da Ressacada - quero ir até Brusque, Itajaí, Criciúma, Joinvile, Porto Alegre, Curitiba, etc., acompanhar um jogo do Avaí. Poderiam disponibilizar para os sócios um ônibus num preço subsidiado, com ingresso comprado e um bom conforto para os sócios. Se bem organizado, tem demanda e o clube ainda lucra com isto. Não quero acabar com as excursões, mais o clube também poderia investir nesta área.

Banheiros – tem que melhorar as instalações dos banheiros da Ressacada e a limpeza dos mesmos. Tem que ser estilo Oktoberfest nas boas épocas (não sei se ainda é assim): tudo bem limpo o tempo todo.

Bares – o intervalo do jogo só tem 15 minutos, mas em dias de grandes jogos você não consegue ser atendido em tempo de voltar para assistir o 2º tempo. Você já notou que na época de Natal sempre tem mais vendedores nas lojas do que no resto do ano? É porque os lojistas sabem que o movimento vai ser acima do normal e precisam de mais gente para atender melhor e mais rápido (assim podem atender mais pessoas e vender mais). Tem que colocar mais gente para trabalhar nos bares e mais ainda nos grandes jogos. O serviço é terceirizado? Coloca no contrato que o número de atendentes tem que suprir a demanda. Outro problema é a aparência do bar e das barraquinhas de espetinho, pipoca e cachorro quente (nada contra eles). Reforma geral em tudo.

Preço – o preço está salgado, mas sei que não dá para mudar muito. Apesar das críticas generalizadas, gostei dos novos pacotes como descontos para família. Não sei se a modalidade Nação Avaiana vai colar, mas é mais uma alternativa para quem só pode ir de vez em quando. O desconto para pagamento adiantado e dentro do prazo também foi interessante. Apesar de ser sido uma compensação pela redução do preço dos ingressos nas últimas partidas do ano passado, gostei do desconto para o sócio adimplente. Deveriam manter esta idéia para os anos seguintes, como forma de premiar os sócios fiéis.

Resumo Final

Apenas o gosto de assistir ao jogo não é suficiente - tem pay-per-view. Paixão pelo clube? Quem é fanático vai ser sócio de qualquer maneira. O aumento do número de sócios vai depender, além dos preços e do desempenho do time, de um pacote de benefícios realmente atrativos para o sócio que o diferencie do torcedor não-sócio, além de um ambiente seguro e limpo, com visual bonito e agradável. Se isto acontecer, o clube tem que estar preparado para atender o aumento da demanda, tanto na secretaria (muita fila em todos os jogos e muita demora para ser atendido por telefone), como nos bares (mais fila ainda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados