Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

E a torcida?


Na partida contra o Ipatinga, havia dado nota zero para a torcida. Hoje, apesar de não encher o estádio, a torcida estava fazendo uma festa bonita e achava que ia dar nota 10 para ela. A torcida estava apoiando e o nível de cornetagem estava bem baixo. Apesar daquele rapaz que se passou, estragando a brincadeira do intervalo e indo quase até a torcida deles com provocações de péssimo gosto, tudo ia bem até o fim do intervalo. Aí aconteceram alguns fatos lamentáveis:

Fumaça dos sinalizadores


Não é a primeira vez que um jogo do Avaí é interrompido por causa disso. Antes do jogo, apesar da beleza espetáculo, já dava para se ver que isso ia dar problema. Como o jogo ainda não havia começado, não havia tanto problema, pois o pior que poderia acontecer era atrasar o seu início. Agora, fazer isto com o jogo rolando é de uma burrice incrível.

Nem vou culpar a torcida pelo gol que o time levou, mas a paralisação da partida por um fator externo é a desculpa perfeita que o árbitro tem para dar o tempo de acréscimo que quiser. Ele deu 16 minutos, sendo que o jogo ficou interrompido cerca de 14 minutos. Ou seja, ele deu apenas 2 minutos de acréscimo e nem se importou com as paralisações que aconteceram durante este tempo, como o atendimento ao goleiro deles.

Infelizmente, acho que o famoso ROF não vai mais acontecer, mas se a diretoria e a PM voltarem a permitir, peço aos idealizadores que o façam apenas no início da partida. Gastem tudo antes da partida. Se sobrar algum, acendam apenas no final da partida, para comemorar a vitória.

Vaias ao Diogo Orlando

Vários corneteiros e idiotas (será que é pleonasmo?) começaram a vaiar o Diogo Orlando após o gol deles, a cada toque que dava na bola. Já considero vaiar o time um absurdo, agora pegar no pé de um jogador do nosso time é o fim da picada. Por que esta turma de sabichões não vaia o time adversário quando está com a bola? Vocês acham que é só o Diogo Orlando que pode ser afetado pelas vaias? Vocês não acham que os outros jogadores também não se aborrecem com isto?

Para esta turma só tenho um recado: fiquem em casa, seus chatos de galocha.

Jogar pedras na torcida deles

Eu sei que muitas barbaridades aconteceram no primeiro clássico e muitas outras coisas que não publicadas pela nossa "imparcial" imprensa é feita quando tem clássico no bairro do Estreito. Mas não é possível se aceitar o que estes marginais fizeram. Por causa destes idiotas, toda a torcida avaiana fica manchada.

É claro que no próximo clássico, os idiotas do lado de lá vão querer fazer a mesma coisa, e tenho certeza que estes idiotas do lado azul, machos que são, não vão estar lá, apoiando o time, e vai sobrar para muita gente de bem que só vai ao estádio para torcer, ao contrário destes moleques que só querem confusão.

E a polícia, onde andava? Detalhe que eles ficam estacionados em baixo da arquibancada visitante. Isto que é trabalho preventivo, não?

Antes do jogo, vi um grupo de torcedores dos dois times, numa rodinha, conversando e bebendo cerveja. Quase tirei uma foto para mostrar como as torcidas deveriam se comportar. É possível torcer sem brigar.

Não sou moralista, mas não gosto nem daquele canto mau educado que a torcida do Avaí canta contra o time deles, mesmo em jogos que não são clássico. Hoje, percebi que acrescentaram algumas frases que tornaram o canto (ou gritaria?) ainda mais infeliz. Por que eles não podem apenas cantar o hino do Avaí, que é tão bonito e aquela outra que fala que ninguém cala este nosso amor?

Podem ter certeza, o canto agressivo é o primeiro passo para as confusões que acontecem depois do jogo. Tem muita de cabeça fraca que leva o futebol muito a sério e facilmente parte para a violência. Não conseguem enxergar os torcedores de lá como apenas adversários e sim como inimigos.

Sempre digo, isto é só futebol, o mundo não vai acabar por causa de uma derrota, mesmo contra eles. Não me acho menos torcedor que aqueles que choram por uma derrota ou ficam doentes por isso. Apenas reajo de maneira diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados