Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Gauchização de nossa mídia

Já sabia que os veículos de imprensa da Rede de Baixos Salários eram dominados pelos gaúchos, com grande presença de profissionais oriundos dos pampas.

Escutando um programa da Rádio Guarujá, fiquei sabendo que mais da metade dos funcionários desta rádio também é nascido nas terras dos maragatos e dos chimangos.

Não sou contra a presença de pessoas nascidas em outros estados, mas este domínio dos gaúchos na imprensa só enfraquece nossa identidade, de catarinense e de manezinho da ilha.

Queiram ou não, por mais bem intencionados que possam ser estes profissionais, por conta de sua origem, não vão conseguir ter a identificação que pessoas nascidas aqui podem ter com as coisas daqui. Quem não nasceu e cresceu aqui, não vai se importar com a preservação de nossa memória e costumes.

Não estou dizendo para ter cotas para manezinhos, mas custo a acreditar que uma rádio, de tradição na ilha, não possa ter em seus quadros uma maioria de gente nascida na terra.

Para mim, foi uma decepção. Que pena! Contava com a Rádio Guarujá para manter as tradições de nossa terra. Eu sei que alguns dos comandantes dos programas são daqui, mas é fácil vislumbrar um futuro só com jornalistas importados, como já acontece com a rádio que troca a notícia.

4 comentários:

  1. Concordo.
    E o pior é que o gaúcho continua sendo gaúcho em qualquer lugar, ou seja, não se integra à nova comunidade. P. ex.: é mais fácil encontrar um argentino torcendo para Figueirense ou Avaí do que um gaúcho. E tentam passar isso até para as próximas gerações.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parece que vai sair uma rádio da RIC/Record em julho... quem sabe a coisa melhora :)

    ResponderExcluir
  3. Campos
    Acho que leva umas duas ou três gerações para haver esta conexão com a cultura local.

    André
    Será para onde que vai o pessoal da Guarujá que trabalha na Record?

    Abraços
    Paulinho

    ResponderExcluir
  4. Verdade, não dá para ouvir as rádios locais, é muito tche!! e bah!!...a Atlantida então é só gaucho falando de gaucho, de gremio, de inter, de POA...os caras do pretinho básico então me dão vontade de vomitar...PQP que caras chatos.

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados