Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Calculadora em ação


Faltam 15 rodadas para acabar o campeonato e o Avaí tem apenas 21 pontos ganhos. Destas 15 partidas, o Leão joga 8 em casa e 7 fora.

Se nas partidas que jogar em casa o time apresentar o futebol dos jogos contra Corinthians ou Flamengo, acho que a possibilidade de vitória é boa, principalmente porque os adversários que ainda tem para enfrentar na Ressacada também não são nenhum Barcelona (até tem um Real Madrid Fake no meio).

- Palmeiras, Grêmio, Atlético PR, Atlético GO, Botafogo, Ceará, Cruzeiro e Tombense. Destes 8 times, os melhores colocados são o Botafogo (4) e o Palmeiras (8) que já mostraram não serem bons visitantes. Os demais estão da décima colocação para baixo.

São todos times perfeitamente vencíveis, até porque destes oito, três (Atlético-GO, Ceará e Tombense) já foram superados no turno, na casa deles. Contra outros dois (Atlético PR e Grêmio), o time conseguiu um empate, sendo que contra o tricolor gaúcho, a vitória escapou por pouco. Das três derrotas, duas foram de goleadas (Palmeiras e Cruzeiro), o que não significa que por isso não é possível derrotá-los, até porque a fase destes times atualmente não é tão boa. A outra derrota (Botafogo) foi um jogo que claramente o Avaí poderia ter saído vitorioso.

É claro que é difícil acreditar em 8 vitórias, o que significaria 24 pontos, que somados aos 21 já ganhos, resultariam nos 45 pontos, suficientes para a permanência na série A. Mas pode ser uma meta a ser buscada.

Para os jogos como visitante, as pedreiras são grandes:

- Fluminense, Bahia, Inter, Corinthians, São Paulo, Vasco e Coritiba. Destes 7 times, 6 deles estão entre os 9 primeiros colocados. Apenas o Bahia é que está mal na classificação, abrindo a zona de rebaixamento.

Como o time não está jogando bem fora de casa e supondo que nenhum milagre irá acontecer como no ano passado (Inter 2x3 Avaí), vamos considerar apenas um mísero empate contra o Bahia. Seria mais um ponto, que somado aos 45 pontos anteriormente calculados, chegaríamos a 46 pontos. O ano estaria salvo.

Do mesmo modo que é difícil de acreditar em 8 vitórias dentro de casa, também é de se esperar que o time consiga mais do que este mísero empate em Salvador. Não é de se espantar se o Leão arrancar um empate contra Fluminense, Vasco ou Coritiba e até uma vitória contra o Bahia.

De qualquer maneira, para cada tropeço em casa, será necessário buscar os pontos fora daqui, para compensar os pontos perdidos na Ressacada.

O caminho é difícil, mas ainda é possível ter esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados