Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acredite: o Avaí só depende dele

Apesar de ocupar a quarta colocação no returno e a quinta na classificação geral, o Avaí só depende de si para se classificar. A conquista do returno ficou difícil, pois depende de uma grande combinação de resultados.

Já para a classificação pelo índice técnico a conta é simples. Os dois próximos jogos são contra concorrentes diretos (JEC e Metro), e duas vitórias farão o Leão chegar a 32 pontos e se classificar como, provavelmente, segundo melhor no índice técnico, na frente justamente dos times do norte (que poderá fazer no máximo 31) e de Blumenau (que poderá fazer no máximo 29). Poderá também ficar na frente do time do sul e até do time do oeste, mas daí depende dos resultados das outras partidas.

Não será fácil, é claro, pois além de vencer o time do norte em casa, o Leão vai precisar vencer o time do craque RC em Blumenau. Curiosamente, em 2009 e 2010, quando o Avaí foi bicampeão, a classificação para as finais só foi conseguida na última rodada do returno, com vitórias pelo mesmo placar de 2x1 em Blumenau

A matemática se explica pelo seguinte:

O mais provável é que o time do parafusito seja campeão do returno, abrindo três vagas pelo índice técnico. Como já estará na frente dos times do norte e de Blumenau, só sobrarão os times do sul e do oeste para disputar. Terá vaga para todos e o Avaí deverá ficar com a segunda ou terceira colocação, dependendo é claro da pontuação dos times do oeste e do sul.

Mas se o time brocoloense resolver entregar o returno para outro time e perder pontos nas próximas partidas, isto também não vai fazer diferença.

O time do norte, por exemplo, perdendo a próxima na Ressacada, poderá chegar no máximo a 31 pontos na classificação geral, atrás do Avaí. Mesmo que o time da terra do balé seja campeão do returno, ele vai chegar no máximo a 19 pontos no returno, o que significará que o time dos amarelos do sul por sua vez, terá alcançado no máximo os mesmos 19 pontos do time do norte no returno e consequentemente, 31 na geral. Ou seja, atrás do Leão.

Já se o time do sul for campeão do returno, as duas vagas do índice técnico deverão ser do time do Oeste e do Avaí, que estarão a frente dos times da terra do balé e do chopp.

Por fim, o time do oeste, que só pode chegar a 18 pontos no returno, mesmo que consiga ser campeão do returno, não vai atrapalhar os planos do Leão. Se os índios forem campeões do returno, vai significar que os times do norte e do sul também terão feito no máximo estes 18 pontos, e que na classificação geral terão alcançado 30 pontos, ou seja, atrás do Leão.

A conta é simples. O complicado é conseguir estas vitórias. Só que depois do desempenho do clássico, acho que dá para acreditar. Você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados