Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Prognósticos para o resto do returno


Como sempre acontece, a derrota traz uma onda de pessimismo e de baixo astral na torcida avaiana e uma grande amargura na blogosfera azul. A derrota foi péssima, mas o time jogou bem, o que, se não serve de consolo, pelo menos pode servir como um fio de esperança para dias melhores. Pior seria levar um banho de bola e tomar uns 4 cocos. Não foi assim, e o time mostrou que se colocar o pé (e a cabeça) na forma, poderá conquistar muitas vitórias.A tarefa não será fácil, mas ainda tem muita água para passar embaixo da ponte e está longe de ser desesperadora. Vejam os próximos adversários do Leão:

- Ipatinga (5ª/24ª rodada) – o Leão venceu o clube mineiro na casa deles ainda no começo do campeonato. Agora que eles estão na zona do rebaixamento, a vitória é quase uma obrigação.

- América-MG (6ª/25ª rodada) – numa das melhores atuações do time avaiano no campeonato, o Leão bateu o coelho mineiro por 2x0, quando eles eram vice-líderes. Depois disto, o time mineiro deu uma caída, mas já está de volta na briga pelo acesso. Jogo duríssimo, onde um empate poderá ser comemorado.

- Guaratinguetá (7ª/26ª rodada) – o empate com o time paulista no primeiro turno, mesmo que na casa dele, já não foi um bom resultado. Agora que o time da terra do Frei Galvão está na degola e o jogo será na Ressacada, a vitória será o único resultado aceitável.

- Vitória (8ª/27ª rodada) – a derrota no primeiro turno aconteceu em falhas pontuais e o time quase arrancou o empate no Barradão. O time baiano vem embalado pela liderança e é um time difícil de ser batido, mas também tem suas falhas. A vitória é sempre importante, mas um empate não será um desastre. Só não pode perder.

- ASA (9ª/28ª rodada) – este será o jogo para o Leão conquistar 3 pontos fora de casa. Sem mais delongas.

- CRB (10ª/29ª rodada) – mais uma derrota no primeiro turno que não poderia ter acontecido. Agora o jogo será na Ressacada e a vitória é muito possível, ainda mais que o time alagoano está quase na zona do precipício.

- Atlético Paranaense (11ª/30ª rodada) – a derrota em casa no primeiro turno foi doída, ainda mais que não foi merecida e contou com o erro da arbitragem (novidade). O jogo será daqueles encardidos, num estádio acanhado. Até acredito na surpresa de uma vitória fora de casa, mas um empate será bem vindo.

- Goiás (12ª/31ª rodada) – o time foi apático na derrota do primeiro turno e não pode dar bobeira contra o time goiano que vem subindo rapidamente na tabela, conquistando importantes pontos fora de casa. Jogo difícil, mas que a vitória é possível. O empate será ruim, mas não improvável.

- Bragantino (13ª/32ª rodada) – a vitória no turno foi suada, conseguida no último minuto, mas no returno, mesma lá na terra da linguiça, não poderá ser assim, pois o time de Bragança Paulista está na rabeira do campeonato. Outra boa oportunidade para conseguir 3 pontos fora de casa.

- Paraná (14ª/33ª rodada) - o empate conquistado em Curitiba foi bom, mas agora, na Ressacada, a vitória tem que vir de qualquer maneira. A esta altura do campeonato, o time paranaense já vai estar de férias, livre da C e sem chance para a A.

- Ceará (15ª/34ª rodada) – no turno, vitória suada, de virada. No returno, jogo será complicado, mas possível de até vencer. O empate será um bom resultado.

- ABC (16ª/35ª rodada) – apesar de alguns sustos, o jogo no turno foi controlado (3x1) com a vitória mais que merecida. Lá no Frasquerão sempre é difícil de jogar, mas aposto que o time de Natal também já vai estar de férias. Oportunidade para trazer 3 pontos, porque nesta rodada, talvez o empate possa ser um adeus para o acesso avaiano.

- Guarani (17ª/36ª rodada) – esta foi uma das poucas vitórias fora de casa que o Avaí conseguiu no primeiro turno. No returno, só a vitória será aceita, até porque o time de Campinas também já estará de férias.

- Barueri (18ª/37ª rodada) – no turno, foi um jogo para corações fortes, com a vitória acontecendo no final do segundo tempo. Só que até lá, o time itinerante paulista já estará matematicamente rebaixado e talvez haja mais torcedores do Avaí do que do Grêmio Barueri no estádio. Serão 3 pontos para talvez, confirmar a vaga do acesso.

- Criciúma (19ª/38ª rodada) – no turno, o time jogou para não perder, e não conseguiu. No fechamento do campeonato, o resultado será imprevisível, pois vai depender muito das condições e necessidades de cada time. Se tiver chance para subir, o Leão não vai deixar escapar a vitória.

No primeiro turno o Avaí conquistou 10 pontos até a 6ª rodada, somente 4 da 7ª até a 12ª rodada (perdendo pontos para Guaratinguetá e CRB) e 16 pontos, nos últimos 7 jogos. Ou seja, o desempenho da segunda parte poderá ser bem melhor e na última parte foi quando mais conquistou pontos, podendo até repetir o desempenho no returno.

No returno, o Avaí terá ainda 15 jogos, sendo 8 em casa e 7 fora. Dos jogos que acontecerão na Ressacada, acredito em 5 prováveis vitórias (Ipatinga, Guaratinguetá, CRB, Paraná e Guarani). Já contra Vitória, Goiás e Criciúma, aposto em 7 pontos, dos 9 que serão disputados. Nos confrontos longe da Ilha, dá para acreditar em 3 vitórias (ASA, Bragantino e Barueri) e pelo menos empatar com Ceará e ABC. Já contra América-MG e Atlético-PR, ficaria contente em trazer pelo menos 1 ponto.

Se tudo isso acontecer, serão mais 34 pontos, o que levará o Avaí a 68 pontos, que sempre foi mais do que suficiente para o acesso.

Então gente, ainda não é hora de jogar a toalha.

Eu acredito!

Um comentário:

Comentários com ofensas ou palavrões não serão publicados