Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A culpa é do regulamento

A culpa é do regulamento


É claro que a culpa do Avaí não se classificar não é do regulamento, mas a diretoria deveria olhar com atenção para o desempenho do time no primeiro turno dos campeonatos dos últimos anos. Desde 2007, quando começou a ser disputado por 10 equipes num grupo único, o Avaí quase sempre teve um início de ano ruim. As conquistas dos títulos de 2009 e 2012 só foram possíveis pela classificação conquistada no segundo turno. Não dá para usar 2010 como exemplo (ficou em 2º no 1º turno) pois aquele time era muito superior aos demais equipes catarinense e conquistou o campeonato com sobras. Nos demais anos o mau desempenho do time no 1º turno foi quase uma regra. É claro que isso não é desculpa, pois se as outros equipes conseguem montar times competitivos, por que com o Avaí é diferente.

Entretanto está claro que o presidente do Avaí, que também é presidente da Associação de Clubes, tem que mudar a forma do campeonato para o ano que vem.


Desempenho do Avaí no 1º Turno

2014 – 8º colocado

2013 – 6º colocado

2012 – 4º colocado

2011 – 8º colocado

2010 – 2º colocado

2009 – 6º colocado

2008 – 3º colocado

2007 – 8º colocado

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ataque zero

O ataque novamente não converteu as chances que teve e numa das poucas falhas da defesa (não foi a única), o time do oeste fez o gol da vitória.

Na verdade, talvez se o gol não tivesse saído tão cedo, o ataque verde ia fazer a defesa azul mostrar mais a sua fragilidade. No gol deles, nossa defesa parecia um time de pebolim: todo mundo parado. Como disse o Moisés no twitter, parecia gol de jogo de solteiro contra casado.

Wagner não teve culpa no gol, fez boas defesas, mas tem um medo de agarrar a bola nos cruzamentos. É só soco.

Sobre os laterais não tem mais o que falar. Bola no Pablo é bola perdida e Eltinho está gastando o final de crédito que tem pelo seu passado. Sander jogou muito mais e devia ficar para o próximo jogo. Marrone, por incrível que parece, joga melhor que o Pablo. Se tiver outro lateral para entrar, seria bom o Geninho testar. Pior não vai ficar.

No meio, Claudinei é uma nulidade. É o novo Diego Olhando. Uelinton não é ruim, mas com aquela barriga tinha que ser craque para ser titular num time de série A. Edinho é piada de mau gasto, ainda mais com o gol que perdeu. Pelo menos corre atrás da bola. Acho que o Geninho tá colocando ele em campo pra ver se ele emagrece um pouco. Revson lutou, mas tentou uns passes que não estão no seu cardápio. Faz o simples, meu filho. Iury corre bastante, mas só que no meio dos zagueiros não dá para passar não. É novo e tem que ter paciência. Devia voltar só na boa para não ser queimado. Renan Oliveira com aquele sono ainda é melhor que essa turma e o Tinga só pela correria já merece voltar quando se curar da virose.

O ataque desperdiçou as poucas chances que teve. Anderson Lopes desta vez não esteve bem. Rômulo é um garçom e devia ficar no time, jogando na posição que jogou no segundo tempo. André Lima precisa melhorar, pois não vai poder usar a desculpa da inatividade por muito tempo. Acho que dá para acreditar nele.

Foram só quatro jogos, mas a calculadora já vai ter que ser usada. Faltam 5 jogos para disputar e o Avaí vai ter que fazer pelo menos 12 pontos dos 15. Não vai ser fácil, mas ainda dá.

Manda a turma passar o carnaval fazendo retiro no Morro das Pedras.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Análise e palpites

Sem muito tempo para escrever, vamos ser breves nas análises e nos palpites.

Análise da terceira rodada

Margem de lucro pequena - a sociedade sem com propósito levou um susto, quando viu que o Marcelo tava a fim de jogar. Teve gente dando piti na beira do campo e no vestiário. Pena que eu acertei o vencedor, mas achava que ia ser mais folgado (3x0). No fim, 2x1 para os brocolinos.

Maria se salva no fim - os marinheiros resistiram quase até o fim, mas o time do balé finalmente venceu. Outro resultado que infelizmente acertei o vencedor.

Bugre aprontando em terras alemãs - eu até achava que o time do Nilo Amaro ia arrancar um empate, mas foram mais eficientes que imaginei e conquistaram sua primeira vitória, enquanto os verdes de Blumenau estão decepcionando.

Índios laçam o Tigre de cera - o time do oeste está se mostrando um forte candidato ao título. Vamos ver se no hexagonal decisivo eles não viram cavalo paraguaio. O time encerado do sul não resistiu ao ataque esverdeado e voltou para o sul com sua primeira derrota, levando 2x0, como a bola de cristal tinha previsto.

Derrota na baixada - o capeta aprontou para cima do Leão, que não se apresentou bem e desperdiçou muitas chances que ainda não estava tão ruim. A bola de cristal não contava com a entrada do Edinho.

Palpites para a quarta rodada

A rodada vai começar daqui a 9 minutos e a bola mostra o seguinte:

Marinheiro abraça o capeta - o time de Itajaí tem bons nomes, mas acho que o gás vai começar a acabar. O time da terra da fartura não é lá essas coisas, mas vai arrancar um empate em Itajaí: 1x1

Bugre belisca o brócolis - apesar do favoritismo do todo poderoso Real Madrid, o time da Palhoça vai surpreender e arrancar um empate nesta noite. 2x2

Tigre arranha os verdes do Subway - o time encerado do sul costuma se incomodar com os visitantes de Blumenau, mas a turma do vale anda tão ruim, que desta vez o time do sul vai vencer: 2x0

Leão encara o líder - nesta sequencia maravilhosa de jogos que a federação preparou para o Leão, chegou a vez de encarar o time do oeste, que vem com muita moral para Ressacada. Jogo encardido, que acredito numa vitória: 2x1, com o gol do André Lima.

Folia no planalto - na falta de carnaval, o pessoal de Lages pode ir apoiar o time serrano, que tem reais chances de surpreender o time do HM. Sugiro dizer para o seu Marcelo, que se o time vencer, depois do jogo, ele tá liberado para ir para Floripa ou Laguna passar o carnaval, O homem vai comer a bola. Aí, pode anotar: 2x1 para os vermelhos do planalto.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Até quando esperar?

E mais uma vez o Avaí não se deu bem em Ibirama. Ao contrário das duas primeiras partidas, em que o time jogou mal no primeiro tempo e acordou no segundo, desta vez foi o contrário. O time do Geninho fez um bom primeiro tempo, com algumas chances de gol, mas um segundo tempo ruim, que piorou ainda mais depois do gol sofrido.

Na defesa, Wagner não teve culpa no gol, e os zagueiros, tirando a falha no gol, até que estiveram bem. Já os laterais são nulos, apesar do Eltinho ter acertado uns dois cruzamentos durante o jogo, o que para a média dele, é uma grande evolução. Bola no Pablo é jogada perdida.

No meio de campo, o gordinho estava com a pança cheia e não fez nada, sequer um chute no gol e lançamento zero. Neto não foi bem e ainda por cima quase arruma confusão. Revson entrou mas não conseguiu acrescentar muito. Renan Oliveira está evoluindo, mas neste ritmo, acaba o campeonato e ele ainda está mais ou menos. O que livra ele um pouco é que dá para ver que tem qualidade, como na jogada que colocou a bola na cabeça do Anderson Lopes, que cabeceou para fora. Vamos ver se é ritmo de jogo que está faltando. Tinga desta vez correu, mas não ajudou nada. O baixinho e gordinho, bom de treino e de empresário, entrou e fez o de sempre: nada. Aliás, para não dizer que não fez nada, isolou a bola numa das únicas chances do Avaí no segundo tempo.

Anderson Lopes correu bastante, mas nas chances que teve, não aproveitou. André Lima se esforçou, mas voltar para receber a bola não é a praia dele. Fica na área que lá tem mais chance. Rômulo entrou e fez uma fumacinha. É bom jogador, mas como é novo, tem que ter paciência.

Geninho fez as substituições que achava, mas eu não tiraria Renan Oliveira, que mesmo a 10 por hora, é melhor que o baixinho amigo.

O negócio tá perigoso, ainda mais que na próxima rodada o Avaí recebe o melhor time do campeonato. Aliás, que tabelinha bem feita, né? Enquanto um time só recebe pedreira, o outro só enfrenta mamão com açúcar. Será efeito do novo estatuto?

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Palpites da rodada

Sem mais delongas, vamos ver o que a bola de cristal mostrou:

- SPE x Colorado - o dono da sociedade não vai deixar que seu poderoso Real Madrid perca ponto para os gaúchos do planalto. Só se o Marcelinho Paraíba estiver muito inspirado e o Fernando Henrique acordado para o time levar um ponto para a serra. 3x0 para o time do remendão.

- Coelho x Marinheiro - em outros tempos era jogo duro e de muita rivalidade. Apesar do bom momento do time de Itajaí, acho que o time do Maria vai conseguir sua primeira vitória: 2x1.

- Verde Vale x Bugre - o time de Blumenau tem a grande chance de fazer sua primeira vitória, mas acho que o time do Amaro vai conquistar seu primeiro ponto no campeonato: 1x1

- Índios x Tigre - jogo bom e de difícil prognóstico. Mas levando em conta o atual momento dos times, o time do oeste vai conseguir sua terceira vitória, apesar da cera que o time do sul vai fazer: 2x0.

- Capeta x Leão - jogar em Ibirama é difícil para todo mundo, mas estou com um bom pressentimento e acho que o azurra vai trazer três pontos da terra da fartura. 1x2.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Estamos melhorando

O primeiro tempo contra o time do sul já foi melhor que o primeiro tempo contra o time do norte, mas ainda assim, não foi bom.

O goleiro quase não trabalhou, mas no final do jogo, sua defesa só pareceu difícil e milagrosa porque ele escorregou antes de ter que saltar para defender a bola. A zaga esteve muito bem, apesar do susto inicial e de algumas trapalhadas no segundo tempo. O garoto Maia vibrava a cada bola cortada. Parecia final de campeonato. Os laterais precisam melhorar os cruzamentos.

No meio de campo, o nosso 10 ainda não pode receber nem nota 5. Quase dormiu em campo e na sua substituição parecia mais desanimado que torcedor do SPE. Os lançamentos eram feitos pelo gordinho da 5 que chuta bem e tem boa visão. Pena que cansou no segundo tempo e ficou só passeando no meio do campo. Tinga, ao contrário, parece que tem pilha para uns dois jogos seguidos. Claudinei nem merecia ser mencionado. Só estou escrevendo para dizer que eu sei que ele jogou.

Rômulo não esteve bem, mas tem que dar desconto para ele. Anderson Lopes parece estar cada vez mais a vontade, só que tem dizer pro rapaz que ele não é o dono do time para voltar para o meio para armar a jogada. Tu és centroavante meu filho. André Lima entrou muito bem e quase marcou um gol logo no primeiro toque. Vamos esperar que o ataque volte a funcionar, principalmente depois que o Galego voltar do gancho. Geninho colocou o primo do Rafa Costa para jogar e eu não sei porque. A chance de um novo baixinho e gordinho fazer sucesso é zero, ainda mais que o outro craque só foi fazer gol depois que saiu do sul da ilha. A única coisa boa que o rapaz fez foi levar a falta no final do jogo que o Eltinho cobrou na barreira. Bruno Mendes parece um bom jogador, mas eu não sei se ele está desanimado ou querendo voltar para São Paulo.

Ponto negativo para a cera do time do sul, mas isso é normal. O triste mesmo foi o lance do escanteio que eles tiveram a cara de pau de chutar a bola para frente ao invés de ceder um novo escanteio, depois que o jogador deles, que realmente estava contundido, se jogou no chão depois que viu que os jogadores avaianos cobraram o escanteio rapidamente. Se eu estivesse em campo, eu tinha disputado a bola ao chão e não deixado o CS chutar a bola para o nosso campo.

Sobre o soprado de apito não é bom nem falar.

O próximo jogo, em Ibirama é duro e o Leão normalmente não se dá bem lá. O empate é o mínimo que a gente espera.

Resultados da rodada

Finalizada a segunda rodada, tivemos apenas uma surpresa que foi a derrota do poderoso SPE para os marinheiros. Vamos aos jogos:

Índios capturam o bugre - a líder do campeonato saiu atrás, mas fez mostrou porque subiu e permaneceu na série A. O time da Palhoça perdeu mais uma e novamente levou bastante perigo ao adversário. Está faltando melhorar a pontaria. O time oeste vai receber o Tigre na próxima rodada, num jogo que é sempre equilibrado. O Bugre vai até o vale, onde vai ter a primeira oportunidade de conquistar um ponto.

Coelho não passa pelo capeta - sempre é difícil jogar no caldeirão de Ibirama e desta vez não foi diferente para o time do norte. O time do marqueti mostrou a raça de sempre, mas também não balançou a rede adversária. A bola de cristal acertou o empate. Ruim para os dois. No domingo o time da terra da fartura vai receber o Leão da Ilha, enquanto a turma do balé recebe os marinheiros, que vem cheios de confiança.

Colorado não passa na catraca - o time do planalto tinha a chance de conquistar seus primeiros três pontos, mas não conseguiu fazer valer o mando de campo. O time de Blumenau que já fez mais bonito ano passado, parece que vai ficar pelo meio do caminho desta vez. O blog acertou o empate. Os gaúchos de Lages vem até a capital jogar no remendão e o time do vale recebe o bugre.

Marinheiro afoga  o brócolis - na maior surpresa da rodada, o time da sociedade alternativa saiu atrás, virou o placar e quando já achava que tinha fechado o caixão, levou um gol de um ex-brocolense depois uma falha bizonha do seu zagueiro. Ai o time do porto estufou o peito e foi pra cima. O interminável chereque, outro ex-madrilenho empatou e no apagar das luzes, um ex-zagueiro azurra se antecipou ao novo mão de alface multicolorido e virou o jogo. O blog, com muita alegria, errou o palpite. Os marinheiros viajam até o norte e o time do empresário recebe os lageanos.

Leão arranha mas não mata Tigre de cera - depois de um primeiro tempo ruim, o time do Leão voltou bem melhor e merecia a vitória em cima de um time de segunda categoria, que fez muita cera e não tem fair play. Mas a trave e o goleiro jovenzinho e já fingido impediram a vitória azul. O Leão vai até as cataratas de Ibirama num jogo difícil e o Tigre viaja até o oeste enfrentar os índios.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Palpites da rodada

Não percebi que a rodada já começava na terça e não usei minha bola de cristal a tempo de prever a derrota do Bugre. Mas nem precisava. Era duro acreditar que o time do Santo Amaro da Palhoça ia superar os índios do oeste. Até começaram bem, mas aos poucos o time gaúcho do oeste fez valer seu melhor futebol, apesar de terem sofrido uma pressão do te(m)rrível ataque bugrino.

Então, vamos aos outros jogos:

Capeta x Coelho – jogo sempre quente, o time do marqueti vai tentar somar os primeiros pontos, depois de quase ter trazido unzinho do Estreito. O time do Maria, que parou de jogar antes do jogo acabar no domingo, vai tentar buscar a vitória a qualquer custo. Acho que dá empate: 1x1

Colorado x Subway – jogo dos times fora de série, o time de Lages tem 4 chances de fazer ponto neste turno e a primeira é hoje, enfrentando os verdes de Blumenau, que vão tentar se recuperar, depois do empate em casa contra o Marinheiro. Jogo bom duro de se ver. Outro empate a vista: 0x0

Marinheiro x SPE – o time de Itajaí sempre abre as pernas para o time do istreito. Quem sabe desta vez os garotos jogadores do porto resolvem mostrar para o ex-patrão que ainda estão vivos - #sqn. O time do fucks vai dar uma nova goleada de 1x0.


Leão x Tigre – jogo difícil para o Leão da Ilha, apesar de enfrentar um time de série A série B (JJJ). Apesar do time desarrumado, acho que o time azurra belisca um vitória: 2x1.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Foi ruim e foi bom

O começo do jogo mostrou um time que queria tocar a bola, mas perdia todas as divididas. O Leão entrou em campo e ficou na terceira marcha, enquanto o time do norte já estava na quinta.

O zagueiro cabeludo dormiu e o baixinho se antecipou e marcou, num cabeceio a queima roupa que o Vagner não consegui defender.

No segundo gol, os volantes, depois de abrirem todo o espaço para o adversário, faltou apenas gritarem: chuta agora meu filho. Outro cochilo do time.

Aí o time foi pra cima. Precisava levar dois gols para fazer isso? Anderson Lopes que tinha ficado 300 vezes em impedimento, recebeu um cruzamento do Eltinho e acertou uma bela cabeçada.

Na volta para o segundo tempo, parecia outro time. O soprador não quis dar um pênalti para o Leão (foi tão claro que até o RA disse que foi). Ainda assim o time foi pra cima e numa bonita jogada entre Renan e Rômulo, a bola foi para Anderson fez o certo - não ajeitou a bola, só tocou no canto, surpreendendo o goleiro.

Ainda tivemos chances para virar o jogo, mas aí o time resolveu sentar em cima do resultado. No final, o zagueiro avaiano acertou uma cotovela que acho que só roçou o queixo do jogador do jec. Mas daí o soprador viu a chance de ajudar o time da casa. Na confusão, Eduardo Neto também se estranhou e foi para o chuveiro junto como um jogador do norte.

Não dá para dizer que gostei do time do Avaí, mas para a estreia, fora de casa, deu para o gasto. Empatar com eles lá é sempre um bom resultado.

Agora avisa o roupeiro do Avaí que tem que dar uma camisa maior para o número 5 (acho que é o Ueliton), por aquela que ele jogou tá apertada.

Análise da Rodada

Minha bola de cristal começou bem. Acertei os 3 vencedores (Tigre, Índios e SPE) e os empates do Leão e do Subway. De lambuja, acertei o placar dos jogos do sul e do vale. Agora vamos a análise:

Tigre mata o Bugre - sem muita dificuldade, mas sem show, o time do sul derrotou o time da Palhoça. Resultado normal e quase uma obrigação do time do supermercado. Melhor seria um empate. Agora os carvoeiros vem até a Ressacada enfrentar o Leão, enquanto os bugrinos recebem os índios, no clássico indígena do campeonato.

Verdão do Oeste atropela o Leão Baio do planalto - no clássico gaúcho da rodada, os índios passaram por cima do colorado de Lages. O time do oeste mostra que vem para brigar pelo título e que o Mabília vai ter muito trabalho na serra e provavelmente vida curta no cargo. Melhor seria um empate. Na quarta, os verdes do oeste vem até a Palhoça, enquanto os serranos vão receber o pessoal do chopp.

Empate no clássico do vale - os alemoes de Blumenau e os papa-siri de Itajaí ficaram no um-a-um, num mau resultado para o time da terra do chopp. Bom resultado pro Leão. Os verdes sobem a serra e os marinheiros recebem a turma da sociedade sem propósito.

Mais difícil que eles pensavam - o time do istreito não jogou bem e sofreu para vencer os funcionários do marqueti. Não fosse uma desatenção dos Hermann, o juiz ia ter que dar uns 10 minutos de acréscimos para o pessoal da casa conseguir a vitória. É sempre ruim ver eles vencerem.
O Real Madrid vai logo ali em Itajaí se afogar, enquanto o time de Ibirama recebe o pessoal do Bolshoi, num jogo que normalmente a temperatura sobe.

Empate sofrido na terra do Bolshoi - O Leão entrou em campo dormindo, sofreu dois gols para acordar no fim do primeiro tempo. No início do segundo tempo, é roubado, mas empata e quase vira. Resultado ótimo, considerando as circunstâncias. Agora o Leão recebe os carvoeiros e o pessoal do norte viaja até Ibirama.