segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Balanço da Rodada
domingo, 25 de setembro de 2011
Complicou de vez
Não me interessa se as chances são reduzidas, que a cada rodada a calculadora tem que ser acionada, que tem que secar um monte de time, que tem que acreditar que o time vai fazer em 12 jogos o que não fez em 26, que o técnico não está sabendo armar o time, que os jogadores que temos não dão esperança, que os que foram contratados parecem do mesmo nível dos que já estão aqui.
Eu sou avaiano e vou torcer e acreditar até que a maldita matemática me confirme com 100 % de certeza que em 2012 a gente não vai jogar nem contra o Vasco ou o Santos.
Podem me chamar de teimoso, de iludido ou de que quiserem, mas enquanto a matemática me permitir, eu vou acreditar.
sábado, 24 de setembro de 2011
Lições do além pontes
Reclamamos muito da defesa avaiana, a mais vazada do campeonato, que Dirceu, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Gian não valem a metade do salário do Émerson que saiu para o Coritiba. Não que isso seja mentira, mas a culpa pela coleção de gols sofridos não pode atribuida exclusivamente aos zagueiros.
O time deles marca o tempo todo, começando dos atacantes. Sempre tem um jogador marcando o adversário que está com a bola. O pessoal do meio sempre está correndo atrás da bola e fazendo pressão. Se o time adversário não estiver muito seguro com sua saída de bola corre o risco de perder a bola e dar um contra ataque para eles. Os jogadores estão sempre ligados no jogo. No contra-ataque, são rápidos e têm fôlego, mesmo no final do jogo para aprontar uma correria e chegar no gol adversário, sendo que os jogadores do meio chegam no ataque ou pelo menos tem qualidade para dar o passe certo.
O que eu vejo no nosso time? O Willian só sabe abrir os braços e reclamar. Nunca vejo dando combate na frente. Cléverson pensa que é craque e precisa de uma bola só para ele. Não marca ninguém. Robinho só cerca. Quanto ao Lincoln, como tem muita qualidade, mas muita mesmo, prefiria até que nem marcasse, para ter fôlego na hora que bola chegasse nos seus pés para criar uma jogada de contra ataque, mas ao contrário dos outros que ficam olhando o jogo, ele corre e está sempre ajudando a defesa.
E os volantes? Bem, Bruno realmente marca e por causa da sobrecarga, vive chegando atrasado nas jogadas e colecionando cartões amarelos. Batista está muito preguiçoso, não marca e não cria. Pedro Ken, que começou bem, está muito mal e quando resolve dar combate comete faltas desnecessárias como aquela no jogo contra o Palmeiras.
Nossos laterais não apoiam e não são bons na defesa. Por ali se criam muitas jogadas e muitos gols aconteceram pelos dois lados do campo.
Os zagueiros também erram? É claro que sim, principalmente no posicionamento nas bolas aéreas que vivem perdendo para os atacantes adversários. Mas recebem muitas bolas atrasadas na fogueira e aliada sua falta de qualidade e o fato do pessoal do meio que fica parado e não se apresentam para receber a bola, são obrigado a dar chutão para frente.
Enfim, os jogadores do Avaí precisam entender que a marcação é dever de todos, começando pelos atacantes.
Ah, quando tiver oportunidade para o contra-ataque, é necessário que os jogadores do meio se apresentem para ajudar o pessoal do ataque, que sozinhos dificilmente irão marcar gols.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Balanço da Rodada
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Outra vez
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Eu ainda acredito
Resta aos jogadores avaianos jogar com garra e ter um pouquinho só de organização e atenção na defesa, que acho que poderemos dormir contentes hoje a noite
Eu acredito.
Vai pra cima deles, Leão!
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Balanço da Rodada
Dragão queima o galo - já era de se esperar, pois este galo só assustou mesmo o leão. O dragão de Goiás está cada vez mais longe do poço e acho que não volta mais para lá. Já o galo pode até sair, mas vai sofrer até o final. O empate era o melhor resultado, mas não ficou tão ruim.
Gaúcho é atropelado por trem no Rio - apesar de um primeiro tempo equilibrado, o time de São Januário passou por cima dos rapazes do Roth, que vão ficar naquela zona morta até o fim do campeonato. Já o time da cruz de Malta parece que vai se assanhar e tentar buscar mais um caneco. Eu não acreditava.
Cearense é encontrado tonto no Morumbi - depois de um começo titubeante, o tricolor paulista liquidou o time do Ceará, que está perdendo o gás e cada vez mais se aproxima do poço. Deve sentar na beirada nas próximas rodadas. Já o time dos bambis, apesar de ainda não convencer como antigamente, pode dar uma arrancada para o título. Bom resultado para o Leão.
Papai Joel desencanta - foi apenas a terceira vitória do time baiano dentro de casa (parece um time daqui), mas afastou o time da beirada do poço, apesar de ainda ser o primeiro da fila do lado de fora. Já o time do pó de arroz mostrou a inconstância de sempre. Espero que continuem na curva descendente até a próxima rodada, quando enfrenta o Leão. Resultado muito ruim.
Empate de brisas - quando o Leão empatou lá, disseram que foi um resultado ruim. Agora que o Tombense teve o mesmo resultado, disseram que ele conquistou um ponto. Isto é que se chama "coerência". O "encanto" inicial do Delegado já está acabando e o Real Madrid do Estreito está caindo pelas tabelas. Aguardem que depois que eles entrarem no poço não vão sair mais.
Nem com dois a mais - e continua nossa história de sofrimento. O time do Felipão também não é lá isto tudo. A colocação deles no campeonato é meio mentirosa.
Empate carioca esperado - acho que é resultado que mais acontece entre o time da Gávea eo time da Estrela Solitária. O rubro-negro já coleciona 8 rodadas sem saber o que é vitória. Será que o "profechô" aguenta até o fim do campeonato.
Tite, te cuida - mais um time da Globo caindo pelas tabelas. O time do Parque São Jorge realmente é que nem um golfinho, sobe, faz umas gracinhas e depois mergulha pro fundo. O time da Vila está começando a reencontrar seu futebol para o mundial do final de ano.
Morrendo abraçados, uai - estes times de Minas Gerais estão uma beleza, so. O coelho vai ficar no fundo do poço mesmo, não tem mais gente. Já a raposa, apesar do bom elenco, tem que ficar esperta para não fazer companhia ao seu amigo galo. Resultado bom para o Leão
Empate no sul - no clássico cocô (Colorado x Coxas), um empate que não serviu para ninguém. Este time gaúcho deveria estar na ponta, mas parece que tem preguiça que conseguir coisa melhor. Já o time do Émerson (que fez mais um) está subindo devagarinho e se deixarem, vai chegar na Libertadores.
A cada rodada que passa, a matemática fica mais difícil. O Leão voltou a precisar de duas rodadas para sair do Z4. A reação já deveria ter começado. Estou começando a ficar preocupado que possa não dar mais tempo. Mas ainda acredito.
domingo, 18 de setembro de 2011
Quando a burrice que atrapalha
Existem jogadores que possuem habilidade. Sabem fazer e muito bem determinados movimentos, são rápidos e dominam a bola com perfeição. Porém, parece que os treinamentos os automatizam de tal maneira, que não sabem fazer algo diferente, diante de uma situação nova. Tudo bem que os jogadores considerados gênios são aqueles que pensam na frente dos outros, mas será que os jogadores do Avaí não poderiam apenas pensar um pouquinho, só um pouquinho e nem precisa ser antes dos demais, pode ser ao mesmo tempo.
Se completo, o time do Felipão vem fazendo a maioria dos gols só na base da bola parada, imagina o que não ia tentar com um jogador a menos. Este é o momento que um time que tem menos jogadores pode oferecer mais perigo contra o adversário, pois tem tempo suficiente para os zagueiros irem para a área e ficarem, pelo menos durante aquele lance, em número igual ao adversário. Aí um jogador como o Pedro Ken, que graças a Deus não vai jogar a próxima partida, por suspensão, faz uma falta totalmente desnecessária na lateral do campo. O Felipão e o Marcos Assunção agradeceram a oportunidade dada. Falta cobrada, desvio de leve de cabeça, bola na rede.
Mesmo assim, no segundo tempo, o time paulista tentou ajudar o Avaí, tendo mais um jogador expulso (devia pegar uns 5 jogos de suspensão por aquele carrinho criminoso). Aí, o time mostrou um pouco mais da sua burrice. Com dois jogadores a mais, é claro que o time tinha que tocar a bola de um lado para o outro, até encontrar alguém desmarcado. O time do Palmeiras não ia aguentar marcar em cima o tempo todo e em algum momento, alguém ia aparecer livre para fazer o gol. Mas não foi o que vi. Era um tal de ir na lateral e cruzar a bola para a área, onde tinha muito mais jogador de verde do que de azul. Cheguei a ficar com raiva.
Para piorar, o Rafael Coelho, que para não perder o costume, estava no lugar errado do campo, faz uma falta daquela. Não era para expulsão, mas estava muito claro que o juiz não ia perder aquela oportunidade para compensar um pouco os cartões vermelhos que tinha dado para os jogadores verdes.
No resto do jogo, pouquíssimas chances e mais uma vitória que não veio. E não conseguimos sair do buraco.
Ah, fizemos um gol por acaso. É claro que vale, mas parece marcar muito cedo faz mal para o Avaí, que depois dali, não jogou mais.
Assim fica difícil de ter esperança.
Time burro.
Para começar a sair do buraco
Entretanto, o time paulista não assusta e apesar da boa colocação no campeonato é um time perfeitamente vencível. Em outros tempos, quando a torcida gritava que na Ressacada nem ganhava do Leão, podia-se dizer que o Avaí seria até favorito, mas hoje, dependemos de muita raça para conseguir o resultado. Sem Lincoln, por força de contrato, o desafio fica ainda maior.
Porém, se vencemos o Corínthians, quando ele era o líder, porque não vencer os verdes italianos, que aliás, tiveram sua última vitória, a cinco rodadas atrás, justamente contra o time paulista da Globo. De lá para cá, dois empates e duas derrotas, a última, em casa, por 3x0 para o colorado gaúcho.
Vamos ver se os comandados de Toninho Cecílio mostrem a vontade dos jogos contra Tombense, Corínthians e Flamengo, e um pouco daquele futebol apresentado nos minutos finais da partida contra o Coelho.
Eu acredito numa vitória.
Vai pra cima deles, Leão!
sábado, 17 de setembro de 2011
Blu-Ray para Neymar
Bem, se para mostrar as faltas coube tudo num DVD, já não dá para dizer o mesmo na quantidade de lances que ele simulou falta ou ter sofrido uma agressão (ele é muito bom nisso). Para isso será necessário gravar um Blu-Ray de Camada Dupla, pois não cabe tudo num DVD.
O garoto joga muito, mas também se joga muito.
PVC e o trabalho de jornalista
Duas coisas me chamaram atenção:
- Não perder de vista que é um jornalista - não pode apenas "achar" coisas. Ele precisa ter uma sustentação de informação.
- Analisar a partida - se você olhar apenas os melhores momentos, você não vai ver o jogo. Você precisa aprender a ver e entender a partida.
Infelizmente vemos muita gente na imprensa que apenas "acha" as coisas, pois não busca informações para ter uma base de conhecimento e opinar a partir daí. Por causa destes "achimos" é que eles não sabem ver o jogo e comentam sempre a mesma coisa.
Quem dera a imprensa daqui tivesse alguém com 10 % da capacidade de análise e comentário do PVC, pois é duro ouvir o que os "especialistas" da imprensa local falam e escrevem.
Para assistir a entrevista, clique aqui.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Jogando para torcida
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Calculadora em ação
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Balanço da Rodada
O mal que a imprensa pode fazer
domingo, 11 de setembro de 2011
Olhando um por um
sábado, 10 de setembro de 2011
Valeu pelo segundo tempo
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Cozinha de república
Com todo respeito aos estudantes que moram em república e por ventura consigam manter este ambiente comum organizado, assim é a zaga do Avaí. Desarrumada, cada coisa numa posição diferente do combinado, vem qualquer um, abre a geladeira e leva o que quiser.
Atualmente, o time conta com Gustavo Bastos e Dirceu, que foram os titulares nos últimos 4 jogos (duas vitórias e duas derrotas), Welton Felipe e Thiago Sales, além de Cássio e Caçapa no DM e Rafael que não pode jogar pelo Avaí.
Dirceu já chegou com a fama de ruim, e por isso acaba levando a culpa de muito erro que não é dele. Não é craque, mas também não é de todo ruim. Nas primeiras partidas, como contra o Ceará, percebi que ele sai com a bola da área sem dar chutão, sempre tentando passar a bola para algum volante. Seu problema está na colocação dentro da área. Nestas duas derrotas pareceu nervoso em campo.
Gustavo Bastos já mostrou que incorporou a raça avaiana e por isso tem o carinho da torcida. É bom jogador, mas falhou na última partida. Coisas do futebol. Não merecia ir para reserva por causa disso, mas também não é o fim do mundo. Com certeza, terá outras chances para voltar para a equipe titular.
Gian já conhece todos os cantos do DM, já que ficou lá por longos 5 meses. Espero que não tenha esquecido de jogar neste longo período inativo. Era o titular antes da contusão e talvez possa ajudar a arrumar a zaga. Também não era nenhum Émerson, mas jogava bem.
Welton Felipe na zaga é garantia de fortes emoções. Pode fazer uma partida espetacular, até fazendo gol e de repente, dar um carinho, ser expulso e botar tudo a perder. Lembra bastante o Gabriel, que era outro poste desgovernado.
Thiago Sales chegou como promessa de bom futebol, mas não teve chance nem com o Gallo e nem com o TC. Espero que seja usado antes de qualquer improvisação.
Caçapa jogou pouco mais de 20 minutos e mostrou qualidade. Se bem que isso é perigoso de se falar sobre zagueiro, porque bem me lembro que o Leonardo impressionou na primeira partida e quando foi embora, ninguém lamentou. De qualquer maneira, pela sua experiência, agregaria mais qualidade para o setor.
Cássio está voltando a treinar, mas quando estava jogando, neste ano, estava muito mal, longe daquele ótimo zagueiro de outros anos. Quem sabe este tempo no DM o tenha feito pensar e ver o que estava errado, e volte bem melhor.
Ainda tem o Bruno, que quando jogou na zaga, fez ótimas partidas. O problema é que escalá-lo neste setor é desfalcar a meia cancha, onde ele vem tendo atuação destacada como volante, sua função original.
E o que o Toninho Cecílio pode fazer? Não sei se tem algum zagueiro de qualidade disponível por aí. Nem sei se é uma boa idéia trazer agora. Às vezes falta apenas um encaixe. Não sei se Gustavo Bastos e Gian podem jogar junto (será que já jogaram?), mas eles me parecem a melhor formação para a zaga.
Entretanto, além da definição dos zagueiros, o desempenho dos volantes também é muito importante para a proteção da zaga. Muitas vezes o time leva um gol, a zaga leva a culpa, mas o problema já começou lá no meio, com a falta de marcação. Basta ver os gols tomados no jogo contra o Inter e o São Paulo, quando os adversário estavam livres para pensar e lançar a bola para alguém que entrou livre. Num lance como aquele, é realmente difícil para o zagueiro, que está de costas para o gol, acompanhar o atacante que chega de frente e com mais velocidade.
Outro problema são nossos laterais, que já levaram muita bola nas costas ou deixaram os atacantes adversários passarem, de passagem, por eles, como o Neto Berola fez com o Romano, no jogo contra o Atlético. Ali, também precisa arrumar a casa, e os volantes também são importantes para isso.
Talvez a solução da zaga seja fortalecer a frente dela. Acredito que Bruno e Marcos Paulo possam dar qualidade ao setor, tanto na marcação, como no apoio aos criadores.
Enfim, o que não pode é ficar do jeito que está, porque não é todo o dia que o ataque balança a rede por 3 vezes para compensar os dois gols que a defesa leva em média, por jogo.
O mais incrível, é que o clube tinha entre seus dirigentes, um cara que foi um craque neste setor do campo. Se ao invés de ele ter ficado sem fazer nada, com aquela cara de bom moço, tivesse passado, nem que fosse um pouquinho da imensa categoria que tinha, a zaga já tinha melhorado e muito.
Toninho Cecílio também foi zagueiro, não tão bom, mas às vezes, para ensinar, pode até ser melhor do que aquele que foi craque.